Estratégia das forças de segurança para as eleições em Nova Andradina já está definida

Glaucia Piovesan


Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29), definiu a estratégia das forças policiais nas eleições municipais que acontecem neste domingo (2). Após a reunião, Dr. Jeferson Rosa Dias, Delegado Titular da Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, concedeu entrevista ao Jornal da Nova sobre este assunto.

Segundo Dr. Jeferson, todo o efetivo da polícia foi convocado para trabalhar durante o dia do pleito eleitoral, até mesmo policiais que estavam de férias foram chamados. Todas as pessoas detidas em função de crimes eleitorais serão encaminhadas a Delegacia. Em caso de outros tipos de delito será feito o termo circunstanciado de ocorrência pela autoridade policial. “O trabalho da Polícia Civil será dar todo apoio a Justiça Eleitoral para o cumprimento da lei. Nesse ano não será necessário encaminhar os detidos ao Ginásio de Esportes porque a Delegacia conta com uma infraestrutura com plenas condições de atender todas as ocorrências”, relata o Delegado.

No município de Nova Andradina, a área considerada mais crítica é Nova Casa Verde. Por isso, além da Polícia Militar e da Polícia Civil, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e a PMR (Polícia Militar Rodoviária) também deslocará efetivo para reforçar a segurança nessa região. Os policiais estarão nas entradas e acessos aos assentamentos e outras áreas consideradas mais sensíveis.

A preocupação da promotoria eleitoral e das forças de segurança é de coibir a prática do transporte irregular de eleitores, que é muito comum de acontecer no dia das eleições. “Não pode contratar um serviço específico para esta finalidade. Fica um alerta para quem tem essa intenção. Isso é crime”, ressalta Jeferson.

O Jornal da Nova também apurou que nesta semana houve uma reunião com taxistas, que receberam orientações sobre a atuação destes profissionais no dia das eleições. De acordo com o Delegado os taxistas poderão trabalhar normalmente nesta data, mas está vedado ao profissional trabalhar para um candidato em particular. Para evitar essa prática, a Justiça Eleitoral disponibilizou ônibus que deverão percorrer as áreas rurais e localidades mais distantes. “A Justiça Eleitoral garantiu ao eleitor o transporte daqueles que não podem se deslocar de regiões mais distantes. Este serviço será feito para que se evite que o candidato ofereça esse benefício, caracterizando a troca de voto”, ressalta.

Três juízes estarão de plantão, sendo um em cada município – Batayporã, Taquarussu e Nova Andradina. Na região central de Nova Andradina também haverá policiamento. Três equipes da promotoria estarão rodando os três municípios da 5ª zona eleitoral e o de Casa Verde. Além disso, todos os policiais estarão aptos a receber, em tempo real, eventuais denúncias. Os telefones já estão disponíveis no Cartório Eleitoral para oficializar essas denúncias. “É importante que o eleitor comunique ao cartório as práticas ilícitas. As equipes em campo vão apurar e tomar as providências”, informa.

Nesse ano não será necessário encaminhar os detidos ao Ginásio de Esportes porque a Delegacia conta com uma infraestrutura com plenas condições de atender todas as ocorrências – Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Recomendações aos eleitores

Durante entrevista a uma rádio local de Nova Andradina, o promotor eleitoral, Dr. Fabricio Secafen Mingati também fez algumas recomendações aos eleitores. Para ele, as opções políticas, às vezes, acabam colocando as pessoas umas contra as outras, em especial, parentes, amigos, colegas de trabalho ou dentro da sua própria casa. A participação política é importante, faz parte da vida social das pessoas, mas essas divergências não podem levar a brigas, discussões, vias de fato. “Vivemos um período de polarização, tudo é partidário. As pessoas acabam exagerando. Mas temos que lembrar que segunda-feira tudo volta ao normal. Então, vamos exercer o direito ao voto, sem extrapolar os limites tanto fora quanto dentro do ambiente familiar”, frisou o promotor.

 

Pesquisas eleitorais

Com relação a divulgação e confiabilidade das pesquisas eleitorais, o promotor Mingati afirma não existe impedimento para esta divulgação em veículos de comunicação, desde que cumpram a legislação e estejam registradas.

Porém, Mingati complementa com uma observação pessoal e que, segundo ele, pode servir de alerta aos eleitores. “Não se deixe levar, exclusivamente, pelo resultado de qualquer tipo de pesquisas. O voto é o principal pilar da democracia, então, que seja exercido de forma livre, que não se apeguem a este fato. Que escolham seus candidatos de acordo com sua consciência, a vida pessoal, sua história”, opina.

Apuração dos votos

Pela previsão da justiça eleitoral, os votos serão contabilizados num prazo de 40 minutos a 2 horas, no máximo. A apuração será feita no cartório eleitoral e cada partido ou coligação terá um representante para acompanhar a abertura das urnas. A imprensa também pode se cadastrar e estar presente no local.  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!