Major Tatiane deixa o comando do 3º SGB de Bombeiros de Nova Andradina

Tatiane de Oliveira Dias Inoue, no comando desde dezembro de 2014, deixa cargo após ser promovida

*Glaucia Piovesan, Da Redação


Em 17 de dezembro de 2014, a major Tatiane Dias de Oliveira Inoue recebeu uma importante missão: comandar o 3º SGB/NA (SubGrupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina), que atende também os municípios vizinhos de Batayporã e Taquarussu.

Após pouco mais de dois anos, Tatiane deixará seu posto, sendo transferida para a Academia de Bombeiros, em Campo Grande. A solenidade de Passagem de Comando acontecerá no próximo dia 13, às 10h, no quartel, situado na rua Imaculada Conceição, 1678.

Nesta terça-feira (10), major Tatiane concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal da Nova e fez um balanço do seu trabalho. De acordo com a major, a sensação é de dever cumprido, pois conseguiu atingir os objetivos traçados ao longo desses dois anos graças ao apoio do alto comando da corporação, dos poderes executivo, legislativo e judiciário local, bem como de diversas entidades como o Conselho Comunitário de Segurança, fundamentais para alcançar metas relacionadas ao bom atendimento ao público e socorro à comunidade.

“Hoje são 38 militares atuando tanto em Nova Andradina como também em Nova Casa Verde, mais viaturas e melhores condições de serviço. Apesar de ser uma percepção subjetiva vejo que a população está mais próxima, pois conhece a gama de atividades que o Corpo de Bombeiros oferece”, acredita Tatiane.

Conquistas marcantes durante seu comando

Major Tatiane Dias de Oliveira Inoue - Foto: Luis Gustavo/Jornal da novaEntre as conquistas mais marcantes, a comandante citou a ampliação do quadro de militares na corporação, aquisição de três viaturas novas (uma caminhonete Mitsubishi/L200 e um carro, ambos usados para auxiliar salvamentos e uma UR (Unidade de Resgate), melhorias nas condições prediais do quartel, o funcionamento da unidade de resgate em Nova Casa Verde e outras demandas.

“Ao longo de dois anos trabalhamos muito para dar uma resposta à população e dar melhores condições de trabalho para os militares. Por meio de parcerias com o Conselho de Segurança, Ministério do Trabalho e Emprego, governo do Estado e a prefeitura municipal conseguimos realizar muitas benfeitorias”, declarou, citando a reforma interna total do prédio, com adequações fundamentais para a melhoria da qualidade de atendimento ao público, e a área técnica, com a aquisição de equipamentos de prevenção e vistorias. 

Outro grande avanço foi a implantação da escala de serviço de 24 horas em Nova Casa Verde. “É um região estratégica, com a cobertura de rodovias da região. Então, coronel Esli Ricardo de Lima reconheceu essa necessidade e ganhamos mais 8 militares. Isso fez grande diferença e nos possibilitou dar essa resposta à população”, revela o major, enfatizando que interação entre Bombeiros e a sociedade por meio de eventos, orientações e palestras nas escolas, campanhas de prevenção de acidentes e projetos sociais fortalecem essa relação.

A comandante garantiu que o projeto “Bombeiro do Amanhã” deve ser mantido neste ano de 2017. “É uma política de comando, de serviço social, é o nosso ponto forte. Trabalhamos com cidadãos na tenra idade e temos uma resposta muito positiva. Isso vai continuar”.

Sua História

Major Tatiane, está há 18 anos na corporação e reside em Nova Andradina há oito anos. Ela entrou na primeira turma de mulheres dos Bombeiros, em 1999 e atuou por oito anos na região do Vale do Ivinhema, em diferentes funções. No sub-comando do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, atuou em Ivinhema e, finalmente no comando do 3º SubGrupamento nos últimos dois anos.  

Major Tatiane, está há 18 anos na corporação e reside em Nova Andradina há oito anos

Agradecimentos e o futuro

“É uma construção de valores, as amizades e tudo que se passou é algo que vou levar para o resto da vida. Só tenho lembranças positivas. Agora, é uma política da corporação a mudança de comando a cada período. Tive o privilégio de poder morar numa mesma cidade oito anos e com um trabalho reconhecido não só pelos pares, pela comunidade, mas pelo próprio comandante geral. Desejo ao próximo comandante sucesso e um bom trabalho”, fala a major Tatiane.

Com a promoção, ela deve atuar na Academia de Bombeiros, responsável pela formação de toda a corporação de praças e oficiais do Estado.  “É um novo desafio retornar a Campo Grande, minha cidade de origem. É um trabalho de doutrina na Academia, onde o serviço bem prestado e a organização começam”, fala a Comandante, surpresa de ter sido solicitada pelo comandante desta Academia.

Sua apresentação em seu novo cargo na capital sul-mato-grossense acontece na próxima segunda-feira (16). Para ocupar seu lugar no comando da corporação estará o Capitão QOBM Wellington Rodrigo de Lima Bento. O Capitão Rodrigo Lima tem vários cursos operacionais, pós-graduação e no meio do ano deve ser promovido a major.

Solenidade de troca de comando será na próxima sexta-feira (13), na sede do quartel - Foto: Luis Gustavo/Jornal da Nova

Por último, Major Tatiane deixou sua mensagem: “Agradeço a todos de Nova Andradina e região e, principalmente, a cada Bombeiro Militar, pois são apaixonados pelo que fazem. Quando colocamos um desafio, eles têm como meta a superação, fazem sempre algo a mais, não se prendem ao serviço diário e estão sempre dispostos e prontos para darem tudo de si para o próximo. Sem esse apoio, nada do que conseguimos seria possível”, encerrou. *Jornal da Nova

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!