Desenhista realista desenha rostos de celebridades e busca reconhecimento

José Augusto iniciou os desenhos quando participou de um curso de Grafite

Glaucia Piovesan, Da Redação


Recriar a vida no papel, assim pode ser definida a arte de José Augusto Santana, morador de Nova Andradina que faz desenhos realistas a partir de fotografias usando apenas lápis. Esbanjando talento na arte de desenhar, o jovem iniciou sua trajetória há 9 anos, mas começou a ganhar reconhecimento no cenário local no ano passado, quando teve a oportunidade de expor seus quadros na Câmara Municipal e no Centro da Juventude.

Os trabalhos apresentados nesses espaços culturais compõem o portfólio de amostras de clientes, desenhos de artistas e jogadores brasileiros. Em entrevista ao Jornal da Nova, José Augusto falou sobre os planos para o futuro, a vontade de ter seu talento reconhecido no âmbito estadual e até nacionalmente e a troca de experiências com artistas brasileiros, visando aprimorar suas técnicas.

José Augusto recorda que sua paixão pelos desenhos realistas iniciou quando participou de um curso de Grafite, ofertado pelo Departamento de Cultura de Nova Andradina. Desde então, não parou mais. Muito dedicado e estudioso, o artista disse que aprende e aprimora as técnicas através da internet e se inspira em artistas renomados brasileiros, como Charles Laveso, ícone brasileiro na área.

“O desenho é o meu refúgio e uma forma de motivação. Coloco o fone de ouvido e ouço músicas de louvor. Aí começo a criar. Quanto mais desenho, mais quero desenhar. É o que mais gosto de fazer”, revela o jovem.

O nível de detalhes faz com que se pense que sua obra não se trata de um desenho, e sim de uma fotografia. Tentando alçar voos maiores, o artista está fazendo contatos com representantes da cultura na capital sul-mato-grossense e pretende emplacar uma nova exposição com ilustrações produzidas este ano de 2017. São cerca de 30 imagens de jogadores de futebol brasileiros Neymar Júnior, Daniel Alves e Marcelo, surfista Gabriel Medina, celebridades internacionais como a Selena Gomes e Justin Bieber, a atriz Angelina Jolie, atores globais como Caio Castro, entre tantos outros.

A principal ferramenta para divulgar seus desenhos é o Facebook. Por meio da página “José Desenhos”, ele expõe suas obras e sonha ainda em viver de seus desenhos. “Procuro ver tudo sobre desenhos, trocar informações pelo Brasil afora e em outros países. O desenho realista no Brasil não é tão reconhecido como na França, Espanha, EUA e outros países europeus, mas aos poucos vem crescendo. Procuro me aperfeiçoar e investir em materiais de qualidade. Os melhores são importados e muito caros”, avalia o artista.

Outra lição que José Augusto conta é que uma obra não nasce do dia para a noite, e sim resultado de muito suor e horas de dedicação. “Um retrato feito em tamanho A2 chega a demorar até 17 horas, dependendo da riqueza dos detalhes. Em tamanho menor, A3, em torno de 9 horas para finalizar uma obra”, explica.

O empenho do jovem talento está começando a render frutos. José Augusto recebeu pedidos para desenhar um casal a partir de uma foto tirada há mais de 30 anos. “Eles estavam numa moto e a foto era muito antiga. Então, tive que aprender a restaurar a imagem para, depois, fazer o desenho. O resultado ficou muito legal. Outros pedidos também estão surgindo a partir dos compartilhamentos e do alcance da internet. É um passo de cada vez, mais eu sonho que vou realizar muito ainda e levar minha arte para todos os lugares”, encerra.

Quem quiser conhecer mais sobre a arte de José Augusto Santana pode acessar a página https://www.facebook.com/joseaugustoartista/?fref=ts.

Encomendas de Desenhos Realistas é só entrar em contato pelos telefones: (67) 99615-3975 (67) 99853-4631 via whatsApp.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!