Instituições e políticos de Cianorte conhecem o Centro de Diagnóstico de Câncer

Cianorte pretende construir uma unidade do Hospital de Barretos com o intuito de reduzir os casos de câncer no município e região

Glaucia Piovesan, Da Redação


Nesta manhã de sexta-feira (28), o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Barretos unidade Nova Andradina recebeu uma caravana formada por vários segmentos como vereadores, médicos e representantes de clubes de serviço, do comércio, indústria e do agronegócio do município de Cianorte (PR).

Os visitantes foram recebidos pelo diretor geral, Ademar Capuci, pelo prefeito Gilberto Garcia e pela equipe técnica do Centro. Inicialmente, o chefe do poder executivo deu boas-vindas a todos e enalteceu o trabalho desenvolvido na unidade. Logo depois, a enfermeira geral, Ana Caroline Rosembaun, fez uma apresentação breve sobre a história do Hospital de Barretos e do seu presidente, Henrique Prata.

Em seguida, ressaltou a forma de atuação da instituição e a preocupação com a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Por último, Carol, como é conhecida por todos, falou sobre a construção do prédio, os números de atendimento e o engajamento e apoio da sociedade nova-andradinense e de todos os municípios atendidos no Centro de Diagnóstico e na carreta itinerante.

“Temos os coordenadores que atuam nos municípios, que promovem os eventos e ações beneficentes em prol do Hospital. Além disso, os poderes executivo e legislativo, os clubes de serviço como Rotary e Lions Clube, as igrejas, maçonaria, clubes de ciclismo, enfim, a sociedade como um todo abraçou este projeto abençoado por Deus. As coisas acontecem e quando pensamos que não vamos conseguir tem sempre uma mão disposta a nos ajudar”, contou, destacando algumas conquistas recentes como a doação de televisores, bebedouro, instalação, insufilm nos vitrais, entre outros equipamentos médicos mais específicos e o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), governos municipal e estadual.

O diretor Ademar Capuci discursou logo depois e evidenciou a importância deste trabalho preventivo e humanizado praticado pela instituição. “Com os equipamentos disponíveis neste centro para a realização dos exames de mama e colo de útero conseguimos diagnosticar o câncer em fase inicial e até mesmo antever se a pessoa poderá a vir desenvolver a doença. Com isso, reduzimos os custos com o tratamento e, o principal, salvamos vidas”, pontuou.

Segundo o presidente do poder legislativo de Cianorte, Dirceu Manfrinato, o município tem um grande interesse em trazer a tecnologia e o padrão de atendimento e humanização de Barretos para ajudar a reduzir os índices de câncer. Manfrinato elogiou ainda o trabalho de Capuci e recordou sobre o período de 9 anos que viveu em Nova Andradina. “Viemos em busca de apoio e de ver a possibilidade de construir uma unidade como esta em Cianorte. Este é o desejo da população e de todos nós. Precisamos da experiência do senhor Ademar e do Henrique Prata para levar este projeto para nossa cidade. Hoje lançamos a nossa primeira semente e estamos confiantes que essa semente vai germinar e gerar um fruto de boa qualidade”, destacou, parabenizando os nova-andradinenses por ter conquistado este presente para a cidade.

Por último, o grupo conheceu as instalações de cada uma das 52 salas, divididas em duas alas – feminina e masculina, sala de espera externa, dois vestiários e 17 sanitários –, distribuídas numa área de 2.070 metros quadrados de construção. A visita foi encerrada com um almoço de confraternização na Chácara Capuci.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!