Após 10 anos de carreira solo, Diego Maderal está prestes a lançar CD de músicas autorais

Primeira música de trabalho do cantor pop, nascido em Nova Andradina, será lançada em julho

Glaucia Piovesan, Da Redação


Nesta Sexta da Cultura, o Jornal da Nova traz a história do nova-andradinense Diego Maderal, que é cantor de pop nacional e internacional, mora desde 2014 na Capital do Estado de Mato Grosso do Sul e se prepara para lançar, em julho, o seu próximo trabalho, um CD de músicas autorais em comemoração aos 10 anos de carreira solo.

O músico começou sua carreira como baixista em 2001, onde tocou com diversas bandas em sua cidade natal, como a banda Eu e os Caras, banda Swat e banda Killver. Anos depois, em 2007, Maderal monta uma dupla acústica com seu pai, Reginaldo Rodrigues, no qual cantava e tocava violão e seu pai na percussão (Timba).

A mistura deu certo e a dupla toca por todo o Estado e em cidades de São Paulo e Paraguai, trabalho esse que rendeu a monção de parabenização da câmara dos vereadores de Nova Andradina. Já em 2008, lançaram seu CD e DVD com versões da dupla de Pop Rock e MPB. Em 2012, o música lança um CD solo com influências regionais e músicas autorais, chamado “pulsação”, no qual os clipes fizeram chamaram a atenção nas redes sociais.

Ele conta que a carreira solo começou por necessidade. “Eu era baixista, gostava de tocar com as bandas sempre me vi como um instrumentista, mas eu queria muito viver de música e comecei a correr atrás de cantar, tocar violão, para poder tocar mais vezes. Sempre escrevi músicas, desde que comecei a tocar, mas cantar foi algo que veio depois”, relembra.

E continua: “Certo dia uma pessoa precisava de um cantor para assumir o lugar de alguém que faltou, ai me ligaram querendo que eu cantasse... ai fui, gostei, comecei a correr atrás. Depois de um tempo tocando nesse lugar, o baterista que me acompanhava não pode ir, ai meu pai tocava percussão, a timba. Convidei-o pra tocar no lugar. A galera gostou, formamos a dupla de pai e filho, tocamos vários anos como artistas fixos do Shopping China, por exemplo. Nessa fase, viajavamos bastante e aí peguei gosto. Ainda gosto muito de tocar, sempre toco algo enquanto canto seja violão, guitarra, baixo. Sem um instrumento junto, me sinto desprotegido.           

Em 2014, Maderal se muda para a Capital Morena em busca de novos sons, conhecer músicos que admira e também deixar sua marca na cidade. No ano de 2015, o cantor lançou em vídeo no facebook versões acústicas de clássicos do Pop Rock pedidas por fãs. O projeto intitulado “Música da semana” chegou a 100 mil views e mais de 10 mil compartilhamentos em um mês. Alguns vídeos foram gravados no Rio de Janeiro e São Paulo. 

Atualmente, Diego Maderal faz um show totalmente diferente, tirando o som de uma banda, usando apenas sua voz, violão e pedais. O show não conta com som pré-gravado e nem playback. Mesmo assim, os arranjos fazem as músicas (a maioria Rock, MPB e canções autorais) soarem como se mais de um estivesse ali tocando, tirando o peso de uma guitarra, ou o grave de um baixo, usando apenas o violão. 

Além disso, o cantor mantém projetos paralelos como a apresentação em barzinhos, eventos particulares, casamentos e ainda arranja um tempo para cantar em uma banda de rock. Em média, Diego Maderal faz 2 a 3 shows por semana.

Questionado sobre os artistas que influenciaram na sua carreira, o nova-andradinense acaba fazendo com que o leitor o conheça mais intimamente. A resposta sintetiza o que pensa de música, de show, de carreira, de gostar de cantar.

“Olha, existem alguns. Existem os que eu admiro, porém, não influenciam na minha maneira de cantar: que é o Freddie Mercury (Queen), por exemplo, que minha mãe e meu pai ouviam muito. Minha mãe foi até a um show deles, em São Paulo, pouco tempo antes de eu nascer. Mas, os que me inspiraram muito no jeito de cantar, postura de palco e até compor são Renato Russo, Frejat, que é um grande guitarrista e cantor, foi guitarrista do Barão Vermelho com o Cazuza, depois lançou boas músicas na carreira solo e Herbert Viana, que apesar de não ter muita técnica como cantor, tem sua identidade. Você ouve uma frase da música, sabe que é ele cantando, além de ser um grande compositor e guitarrista, vencedor na vida. Cazuza também. Esses me ajudaram a pensar: "não imite, cante com sua voz, seja autêntico".  Inspiração a gente homenageia. Faça algo que lembra o som de quem você gosta, mas não pode soar como cópia. Tem de ser natural, que as coisas fluem melhor”.

Quer saber mais sobre Diego Maderal, acompanhe seu trabalho nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/diegomaderal

Instagram: @diegomaderal

Contato para shows: (67) 99662-1901                       

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!