O ônibus e a vida

*Gisele Luana Alves de Lima


“Nessa longa estrada da vida

Vou correndo e não posso parar

Na esperança de ser campeão

Alcançando o primeiro lugar”

 

Milionário e José Rico cantam no radinho do motorista. Do meu lugar, escorada com o cotovelo na penúltima janela do ônibus, a vida vai longa pela estrada, meus pensamentos vão correndo e, de longe, me lembro de minha avó dizendo: “pensamento é lugar que ninguém alcança”. Por um instante, a vida e o ônibus me pareceram uma boa metáfora.

 

Como assim? O ônibus e a vida?

 

Pois é, um ônibus precisa ser bem equipado, assim como a vida que precisa ser bem vivida. O ônibus, às vezes, lota e falta espaço; na vida, temos lugares sobrando e, muitas vezes, mesmo assim, vivemos solitários. No ônibus, conhecemos aquela paixão de Cinco Minutos – a Literatura de José de Alencar já rendeu um bom romance a respeito; na vida, temos aquela paixão que achamos ser amor, contudo, não passa de um simples ponto passageiro: onde alguém continua o seu caminho e o outro desce naquele ponto.

 

Em muitas estradas ruins, existem buracos e, quando passamos por eles, quase caímos do banco; na vida, temos altos e baixos, as batidas e os momentos bons.

 

No ônibus, por vezes, temos a sorte de encontrar um lugar para descansar após um dia cansativo e barulhento; na vida, esse lugar seria o coração de alguém, um abrigo que nos acolhe nessa longa estrada. No ônibus, temos as paradas dos pontos; na vida, as paradas são quando pessoas que amamos se vão: deixando-nos em algum mau pedaço de estrada ruim, cheia de buracos, mas sabendo que quem fica no ônibus deve continuar seu caminho...

 

-Ôh, seu “motora”! Meu ponto passou! – dei um pulo de meu assento e puxei a cordinha.

 

- Tá dormindo, é, minha filha? – irritado, o senhorzinho de todos os dias freia o possante de repente.

 

- Só filosofando na janela do busão – eu gritei, antes de pular para o meio-fio e correr para o abraço que me abriga todos os dias.

 

- “Falô!” – eu acenei –, mas o ônibus já ia dobrando a vida. Digo, a esquina.

 

* Aluna do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!