• Paraíso17

Após três adiamentos, TRE reforma sentença e mantém Gilberto e Nenão nos cargos

Desembargadores acompanharam parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e da relatoria pela permanência de ambos; votos contrários podem fazer novela ganhar novo capítulo no TSE
Da Redação / Imagens: Jornal da Nova
27/07/2017 07h50
Plenário do TRE na capital / Imagens: Jornal da Nova

Por 4 a 2 e após três adiamentos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enfim reformou, nesta quarta-feira (26), a sentença proferida em primeira instância pelo juiz José Henrique Kaster Franco, votando contra a cassação do mandato do prefeito, Gilberto Garcia (PR), e seu vice, Nenão (PMDB). 

 

Com a sentença, Nova Andradina não terá novas eleições. Os direitos políticos de ambos também foram mantidos e o pagamento de multa anulado. A decisão acompanha o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e o voto da relatoria no processo no TSE, e quem ambos já haviam se manifestado favoravelmente ao recurso apresentado pelos advogados de defesa. 

 

“Sempre acreditamos na Justiça e em um julgamento técnico pautado na verdade. A Justiça cumpriu seus tramites necessários e a verdade foi restabelecida. Em todo o momento nos mantivemos tranquilos, pois, como dizem, quem não deve não teme. Agora é arregaçar ainda mais as mangas e trabalhar por Nova Andradina”, afirmou Gilberto ao Jornal da Nova

 

Para o prefeito, a decisão “não pode ser encarada como uma surpresa”. “Pois em todo o momento foi mostrado que não havia provas ou qualquer indício de envolvimento meu ou do Nenão nessas manipulações. Nossa campanha foi feita na rua, de porta em porta, não foi feita dentro de escritórios”, enfatizou. 

Gilberto Garcia, vereadores, assessor de Puccinelli e advogados em conversa após o julgamento – Foto: Jornal da Nova

Contudo, com base nos dois votos favoráveis à cassação de prefeito e vice, a parte denunciante poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proporcionando mais um capítulo à novela. Por outro lado, com a absolvição de Gilberto e Nenão no TRE, fica afastada qualquer possibilidade de uma nova eleição na cidade, garantindo o mandato da dupla à frente da Prefeitura. 

 

Nenão não participou do julgamento desta quarta-feira (26), por motivos de viagem, além do prefeito, esteve acompanhado da vereadora e primeira dama, Joana Darc, secretária Julliana Ortega e os vereadores, João Dan (PSDB), Amarelinho (PMDB), Ricardo Lima (DEM), Robertinho Pereira (PMDB), Deildo Piscineiro (PSDB) e presidente da câmara, Marião da Saúde (PR).

Secretária Julliana Ortega, vereadores João Dan (PSDB), Amarelinho (PMDB), Joana Darc, prefeito Gilberto Garcia, vereadores Ricardo Lima (DEM), Robertinho Pereira (PMDB), Deildo Piscineiro (PSDB) e presidente da câmara, Marião da Saúde (PR) – Foto: Jornal da Nova

Entenda o caso
Gilberto e Nenão foram denunciados pela coligação concorrente - “Nova Andradina Acima de Tudo” -, já nas primeiras semanas das eleições 2016, acusados de manipularem as inserções dos programas eleitorais na Rádio Excelsior FM, cujo Nenão era diretor antes do início do pleito. Oficialmente, ele se afastou da função em cumprimento à legislação eleitoral. 

 

Entre diversos pontos elencados pelos advogados da coligação adversária, Gilberto e Nenão foram acusados de manipular as inserções dos programas eleitorais na referida rádio – cabeça de rede do município –, colocando-os, conforme a denúncia, em evidência nos horários nobres da programação, em detrimento aos demais candidatos que apareciam em horários de menor audiência. 

 

Entenda mais sobre o caso nos links relacionados.

>> Expectativa da defesa de GG e Nenão é que julgamento termine nesta quarta (26)

>> Pela terceira vez, julgamento de GG e Nenão é adiado no TRE

>> GG volta a capital para acompanhar julgamento no TRE nesta segunda-feira (24)

>> GG amplia vantagem, mas novo pedido de vistas adia decisão

>> Depois do três a zero, julgamento do GG continua nesta segunda-feira na Capital

>> GG caminha para continuar na Prefeitura; pedido de vista adia decisão

>> Prefeito Gilberto e vice Nenão chegam ao TRE para acompanhar o julgamento

>> Futuro da gestão ''GG'' será decidido nesta semana

>> TRE definirá futuro de Gilberto e Nenão na próxima semana

>> TRE deve julgar recurso de Gilberto Garcia na primeira quinzena de julho

>> Aliados de Gilberto comemoram parecer e aguardam decisão do TRE

>> Procuradoria Regional Eleitoral dá parecer à defesa de Gilberto Garcia

>> Valeriano Fontoura reforça defesa de Gilberto e Nenão
>> Primeiro semestre promete definir futuro político de prefeito, vice e vereador

>> Defesa de Gilberto Garcia e Nenão entra nesta quinta com recurso no TRE

>> Partidos políticos já se movimentam em Nova Andradina

>> ''Respeitamos, mas não concordamos'', diz Gilberto Garcia, sobre a decisão da Justiça Eleitoral

>> Advogado explica processo de cassação de Gilberto e Nenão

>> Justiça anula eleições e Gilberto e Nenão são cassados

>> MPE pede cassação de Gilberto e Nenão por abuso de poder






VEJA MAIS