MPE precisa cobrar Câmara de Batayporã para que forneça informações públicas

Cidadão ingressou com pedido no Legislativo, mas recebeu negativa da Casa de Leis

Da Redação


A Promotoria de Justiça da Comarca de Batayporã, por meio do Ministério Público Estadual (MPE), precisou cobrar a Câmara de Vereadores para que a Casa de Leis forneça dados que deveriam, em tese, ser públicos, conforme rege a Lei de Acesso à Informação.

A cobrança veio em forma de recomendação encaminhada ao presidente do Legislativo, vereador Cícero Leite (PSDB), solicitando para que o parlamentar providencie, no prazo de 20 dias, cópia dos documentos solicitados pelo cidadão Edison Claudomir Cicilini.

No documento, o MPE requer ainda para que a Promotoria seja informada, no prazo de 10 dias, se a Câmara de Vereadores cumpriu a recomendação e, em caso afirmativo, discriminar todas as medidas adotadas, apresentando os documentos comprobatórios.

A recomendação traz parte da justificativa da Casa de Leis para negar o acesso, “sob a justificativa de que o pedido era genérico”, mas, no entendimento do MPE, com base na Lei de Acesso à Informação, “ainda que não apresentasse fundamentação para essa permissão, a Câmara não poderia negar a obtenção das informações públicas”.

“O descumprimento desta recomendação ensejará a interposição das medidas administrativas e judiciais cabíveis, em caso de omissão e manutenção da situação fática em tela”, alertou a promotora de Justiça, Bianka M. A. Mendes, em trecho do documento enviado ao Legislativo. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!