Simone Du Porto é a voz da música e do teatro nova-andradinense

A música entrou na vida de Simone quando tinha 17 anos

Glaucia Piovesan, Da Redação


Em casamentos, festas e barzinhos, ela canta o amor, a vida, as alegrias, as angústias, o choro, enfim, as músicas que emocionam e agradam ao público. Nos palcos do teatro, interpreta grandes espetáculos musicais que fazem sucesso em todo o mundo como Godspell, ABBA e outros. Nesta Sexta Cultura, quem conta um pouco sobre sua carreira artística é a nova-andradinense Simone Du Porto Souza.

A música entrou na vida de Simone quando tinha 17 anos e se reunia com um grupo de amigos que tinham uma banda – a Vírus X, no ano de 2002. “Eu gostava de cantar. Um dia o guitarrista, o Marcelo Espeto, ouviu e falou: nossa, mas ela tem uma voz boa, manda bem. Vou fazer um teste. Aí ele gostou. Eu cantava duas músicas com a banda, ficava no backing vocal e eles faziam o restante do show. Fiquei cerca de um ano. A banda acabou e cada um seguiu um caminho diferente”, conta.

O teatro chegou quando a jovem nova-andradinense entrou para a faculdade de letras e conheceu o diretor de teatro, Fernandes Ferreira, que mais tarde veio a ser o diretor de algumas peças teatrais na qual Simone participou juntamente com o grupo Vida e Voz.

Em 2009, conheceu algumas pessoas que a levaram de vez para o mundo dos musicais, como Devanil (menino Bé) e o professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Volmir, entre outros.

A primeira banda que integrou foi a Nobreak. Depois, veio a Banda Squeeze. Atualmente, Simone Du Porto e Banda Squeeze com outros cinco integrantes - Alex, Jimdrsh, Gustavo, Jeferson Guarnieri e Lara – que se apresentam em casamentos e shows maiores. Em shows acústicos, normalmente, Simone faz a voz e Alex Pires toca o violão. “Formamos um dueto”, explica.

O teatro caminha junto com as apresentações e shows. Cada musical é um ano de ensaio e, dentro desse tempo todo, tem os shows. O último musical faz dois anos. Mas as apresentações da banda continuam. “A gente sempre foi um grupo de amigos. Saímos da faculdade, eles como professores, formamos a banda e o grupo de teatro. O que me deu carga e bagagem para a música foi o teatro”, analisa a atriz Simone Du Porto.

O primeiro musical foi Godspell e marcou a carreira da nova-andradinense, porque foi quando ela descobriu que gostaria de ser atriz e cantora. Outro momento inesquecível foi a sua apresentação no dia da passagem da tocha olímpica em Nova Andradina, quando a cantora interpretou a canção Meu Mato Grosso do Sul, que é uma composição de dois dos seus grandes amigos: Carlos Marinho e Carlos Fábio. “Foi fantástico. Foi um dia para ficar na história da cidade. “Vou contar para o meu filho, ele vai estudar na escola, passou este momento em rede nacional e a mãe dele pode cantar. Fico lisonjeada”, admite.

Atualmente, ela faz 3 a 4 shows por mês e concilia também este trabalho com o de vendedora na Porto Design. Para ela, a música é como a sua própria família. “É um alicerce. De todos os problemas que você passa, você pode se refugiar com a sua família e também com a música. Hoje não ganho dinheiro só com a música e a música representa um refúgio de todos os problemas que já passei. Isso pra mim é importante, por isso, não deixo a música. Como Paula Fernandes diz: não é a gente que escolhe a música, a música nos escolhe”, declara emocionada, relembrando o período em que o esposo ficou doente e acabou falecendo, vítima de câncer.

Sobre planos para o futuro, a cantora se resguarda e prefere não abrir o jogo por completo. Além de caminhar com o Vida Voz, no teatro tem a ambição de fazer um monólogo. “É algo que está na sua cabeça, que ainda não pretendo divulgar. E na música, quero continuar fazendo meus shows”.

Simone Du Porto só não faz segredo da sua preferência pela música popular. No entanto, assegura que o seu repertório é eclético e escolhido pelos seus clientes, passeando do rock, pop, forró, sertanejo universitário, até as cerimônias de casamento com músicas mais clássicas ou internacional. “Canto de tudo um pouco, sem preconceitos”, reitera.

Além dos barzinhos, festas de casamento, jantares, Simone du Porto Souza participou da seletiva do programa X Factor, e cantou a música “Pavão Misterioso”, no coquetel de lançamento da estreia da novela Saramandaia, da TV Globo, numa parceria com a TV Morena.

“Gosto quando o poder público, as empresas privadas e as pessoas valorizam nossa cultura, a música, as produções prata da casa. Porém, nem sempre isso acontece. Costumo dizer que a gente precisa ir embora pra longe para fazer sucesso. Isso é um ponto que, às vezes, peca. Agora, vejo que as oportunidades estão acontecendo com mais frequência, o reconhecimento é maior. Como diz o poeta: O artista vai onde o povo está, mas tenho uma satisfação imensa de tocar na minha terra, no meu estado”, encerra.

Contatos para contratar Simone du Porto Souza:

Celular: (67) 99974-7720

Facebook:  Simone du Porto Souza

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!