Série de seminários da Rede Siconv tem sequência em Aquidauana nesta terça

Assomasul


A série de seminários municipais visando à capacitação de técnicos no Siconv (Sistema de Convênios) tem sequência na cidade de Aquidauana, na terça (24) e na quarta-feira (25), abrangendo os municípios de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Rochedo, Corumbá, Ladário, Bodoquena e Miranda.

O Siconv é uma ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de recursos federais para estados e municípios. 

De acordo com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), entre as vantagens estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Segundo o presidente da entidade municipalista, Pedro Caravina, a utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego, entre outros setores que atendem diretamente a população, e o apoio de instituições tem sido fundamental para o treinamento dos técnicos das prefeituras.

O evento começou por Paranaíba nos dias 26 e 27 de abril e teve sequencia em São Gabriel do Oeste (7 e 8 de junho), Jardim (5 e 6 de julho), Amambai (15 e 16 de agosto) e Nova Andradina (12 e 13 de setembro).

Depois de Aquidauana, os próximos encontros serão realizados em Três Lagoas (21 e 22 de novembro), Dourados (5 e 6 de dezembro) e será finalizado em Campo Grande em 2018, em data a ser definida.

A Assomasul é responsável pela organização dos seminários em parceria com o governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, governo estadual (Sefaz-MS), Sebrae-MS, SFA-MS (Secretaria Federal de Agricultura) e Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul).

SICONV

O Siconv (Sistema de Convênios) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!