Quadrilha que roubava caminhões na região é presa em Rosana

Nova Andradina também registrou ocorrências; veículos eram levados à fronteira

Da Redação


Uma quadrilha especializada no roubo de caminhões, carretas e cavalos mecânicos foi presa em Rosana (SP), cidade distante aproximadamente 75 quilômetros de Nova Andradina. Até o momento, três homens estão detidos.

Leia também

>> Carreta de Rio Brilhante é tomada de assalto na região de Primavera

 

Consta dos autos que os acusados, em conjunto com outras pessoas ainda não identificadas, integrariam a organização criminosa. Além dos roubos, há denúncias de violência, emprego de arma de fogo e cárcere privado das vítimas. 

A operação que culminou na prisão dos envolvidos, denominada "Carga Leve" envolveu policiais de outros estados, que descobriram a atuação da quadrilha, especialmente na região norte do Paraná e nas divisas com os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Segundo o MPE, a mesma organização criminosa é responsável por roubos ocorridos nas cidades de Teodoro Sampaio (SP), Euclides da Cunha Paulista (SP), Rosana (SP), Nova Londrina (PR), Nova Andradina, Ponta Porã e Dourados, entre outras.

De acordo com o inquérito, já à disposição da Justiça, os veículos roubados eram transportados, a princípio, até Ponta Porã, onde, posteriormente, eram levados até Pedro Juan Caballero, Paraguai. Há registros da ação dos criminosos em Nova Andradina e municípios da região. 

Conforme apuração do Jornal da Nova, durante as investigações, houve contato com Delegado Regional de Polícia Civil de Nova Andradina que informou que essa mesma organização criminosa cometeu crimes de roubo na cidade. 

O modus operandi da organização era basicamente o mesmo, conforme relata trecho do inquérito: 

“Ao parar em um posto de combustível ou restaurante, um dos integrantes da organização criminosa supostamente se colocava no espaço entre a carreta e o cavalo. Ao pegar a estrada, em certo ponto previamente definido, desligava os cabos dos freios, que travava as rodas, obrigando a vítima a parar o caminhão. Ao sair do caminhão para verificar o ocorrido, a vítima era surpreendida pelo membro da organização criminosa, que lhe exibia uma arma de fogo e anunciava o assalto. A vítima era algemada no caminhão e esse mesmo indivíduo que lhe abordou fazia o engate da mangueira do freio, demonstrando, que sabia qual era o problema. Em seguida dava partida no caminhão e dirigia até certo local onde um segundo integrante assumia a direção do caminhão. Neste momento, a vítima era retirada do caminhão e colocada em outro veículo, uma caminhonete de cor prata, que servia de "batedor" para a prática do roubo. Veículo esse dirigido por um terceiro indivíduo. Após, a vítima era levada para determinado local, onde tinha sua liberdade cerceada e era solta após o caminhão ser levado até o Paraguai”.

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Rosana (SP), apoiou os policiais durante a ação e formalizou o pedido de prisão preventiva à Justiça. A denúncia já foi aceita pelo Judiciário e os réus têm 10 dias para apresentarem as suas defesas antes do julgamento.

Foram presos, Rui Jeverson de Oliveira, João Carlos Oliveira, e Sander José Monteiro dos Santos, vulgo “G10”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!