Ex-jogador de futebol, Henrique Azevedo supera depressão e se torna campeão de fisiculturismo

Da Redação


Henrique Azevedo, que jogou pelo Avaí e teve seu sonho no futebol interrompido devido a uma série de lesões nos joelhos, superou a depressão que o fez engordar 20kg e se tornou campeão de fisiculturismo.

Nascido em Florianópolis no dia 1 de maio de 1983, o catarinense tem o esporte em seu DNA. Foi atleta de futebol dos 5 aos 32 anos, mas as cirurgias nos seus joelhos o impossibilitaram de atuar em alto nível. Ele então enfrentou um quadro grave de depressão e ansiedade que o fez ganhar 20kg. Tentou diversos tipos de tratamentos e remédios, mas o quadro se agravava junto à baixa autoestima. O espelho já não refletia a pessoa que sempre fora.

Buscando recuperar a autoestima e melhorar sua condição de saúde, buscou outras alternativas esportivas e acabou encontrando no fisiculturismo mais que um novo esporte: encontrou uma paixão e a cura para seu caso clínico. Em pouco mais de 6 meses já havia perdido 18kg e estava pronto para novos desafios. Em meados de 2015 decidiu se dedicar efetivamente ao esporte - sentia vontade de se desafiar e de novamente sentir a adrenalina das competições. Um ano depois, em abril de 2016, subiu no palco pela primeira vez e conquistou o 3º lugar no Campeonato de Estreantes de Santa Catarina.

Em julho do mesmo ano subiu pela segunda vez no palco e conquistou o Título Catarinense da categoria Men's Physique até 1,74m. Em abril de 2017, em sua terceira participação em competições, subiu no principal palco do Fisiculturismo Amador do mundo, o Arnold Classic, e se classificou em 7º lugar dentre 30 atletas da categoria, o melhor resultado na história de um catarinense na categoria. Em junho, subiu novamente no Campeonato Catarinense para defender seu título e conquistou não somente o Bi Campeonato Estadual, como o título Overall, concedido ao melhor atleta da noite dentre todas as subdivisões da categoria Men's Physique.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!