Demora na entrega de uniformes gera reclamações em Nova Andradina

Pais e mães questionam compram de carro de luxo para gabinete do prefeito, enquanto filhos chegam na metade do ano letivo ainda sem uniformes

Da Redação


Bastaram poucos minutos da publicação de notícia referente à nova aquisição da Prefeitura de Nova Andradina, um carro SUV Trailblazer LTZ Diesel Zero KM, orçado em R$ 212 mil para atender o gabinete do prefeito Gilberto Garcia (PR), para pais e mães contatarem o Jornal da Nova questionando a compra do veículo em detrimento aos uniformes dos estudantes da rede municipal de ensino. 

O questionamento já havia sido oficializado pelo vereador Quemuel de Alencar (PDT). Na sessão ordinária da última segunda-feira (21), o parlamentar apresentou requerimento em que questionou a Prefeitura e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte pela não distribuição dos uniformes aos alunos pertencentes à rede municipal, conforme era realizado anualmente pelo poder público. 

“Já estamos chegando ao fim do primeiro semestre. É metade do ano letivo. Até aqui estávamos aceitando as desculpas que nos davam, mas diante dessa notícia [compra do carro de luxo], o que fica é só a indignação, pois fica clara qual é a prioridade da gestão, infelizmente”, lamentou, em mensagem envaida ao Jornal da Nova, uma mãe que pediu para não ser identificada. 

A atitude do Executivo não eclodiu queixas somente no âmbito da educação, mas também motivaram críticas em setores como infraestrutura. “Porque comprar um carro tão caro? Sinal que a Prefeitura de Nova Andradina tem dinheiro sobrando em caixa. Enquanto isso, o asfalto do prolongamento da Rua Santo Antônio, no Ulisses Pinheiro, fica a Deus dará”, escreveu outro internauta. 

Outro lado

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura iniciará na próxima terça-feira (29), a entrega dos uniformes escolares aos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A entrega da confecção das novas camisetas e shorts escolares passou por um atraso de aproximadamente 30 dias por conta de exigências da Secretaria Municipal de Educação, quanto à qualidade da gola das camisetas, que apresentava material inferior ao pré-requisitado na contratação da prestação de serviços.

A escolha do novo uniforme passou por consulta popular que definiu por uma cor neutra. A escolha segue o programa pedagógico da administração que buscou vetar qualquer alusão ou identificação do material à cores político-partidárias, sobretudo, evitando o uso de logomarca que remeta à promoção pessoal dos gestores, atendendo as orientações do Ministério Público Estadual.

O prefeito Gilberto Garcia defendeu a continuidade dessas ações de apoio à educação que iniciaram em seu primeiro governo. “Essas medidas garantem às crianças melhores condições para frequentar as aulas e aos pais, maior tranquilidade no orçamento familiar. O uniforme é uma garantia de identificação e ainda proporciona segurança para os alunos, ajuda no orçamento doméstico e evita que as crianças de famílias mais simples sejam diferenciadas das que tem melhor situação financeira, defendeu Gilberto.

“A entrega sofreu atraso porque exigimos que os uniformes, adquiridos por processo licitatório, transparente e probo, fossem adequados às determinações do contrato, que prezou por qualidade e durabilidade do tecido”, explicou o secretário Fábio Zanata.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!