Esquema de abastecimento leva ex-presidente da Câmara de Rosana para cadeia

Prisão foi solicitada pelo Ministério Público Estadual; mais duas pessoas estão foragidas

Da Redação


Um esquema de abastecimento de combustível levou o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rosana (SP), Valdemir Santana dos Santos, o Demi da Gleba, para a cadeia. Ele foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (18), a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). Outras duas pessoas estão foragidas. 

Acusado de peculato, o ex-parlamentar já havia sido condenado pela Justiça local e, em segunda instância, foi ratificada a sentença, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e estabelecida uma pena de quatro anos, cinco meses e dez dias em regime semiaberto. A decisão também vale para Davison Ramos e Delmo Marani, que estão foragidos. 

Segundo a denúncia, à época em que Demi exercia a chefia do Poder Legislativo de Rosana, havia um esquema de abastecimento de combustível em que os carros eram abastecidos, inclusive particulares, na conta da Câmara de Vereadores, que efetuava todos os pagamentos referentes ao serviço.

O ex-vereador preso foi encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá (SP) – Foto: PC-SP/Divulgação

Há ainda a ocorrência de abastecimento de veículos institucionais da Casa de Leis, contudo, para fins particulares.  De acordo com o inquérito, o esquema funcionou entre 2001 e 2002. Durante o período, estima-se que mais de 73 mil litros de gasolina tenham sido consumidos de forma irregular. 

O ex-presidente da Câmara de Rosana está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP), de Caiuá (SP), enquanto a polícia segue à procura dos outros envolvidos. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!