PRF e Ibama fecham o cerco contra comércio de pneus usados em MS

Operação em Mato Grosso do Sul acontece em Dourados e Campo Grande

Da Redação


Em ação conjunta, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizam uma operação nesta terça-feira (13), em seis estados para inibir o comércio irregular de pneus usados. Em Mato Grosso do Sul, revendedoras de pneus são alvos nas cidades de Campo Grande e Dourados.

Segundo a PRF, a suspeita é de que pneus usados – denominados "meia-vida" – sejam importados da Europa e cheguem ao Brasil por meio do Porto de Santos, litoral paulista.

A operação foi denominada Gomme – pneu em italiano – e vai vistoriar lojas automobilísticas que estejam comercializando pneus usados, o que é caracterizado como crime ambiental.

Os agentes rodoviários federais atuam em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás.

Pneus irregulares

Por convenção internacional, desde 1989 é proibida a importação desde tipo de produto.

Fiscais do Ibama apontam que além de já terem sido utilizados em seus países, alguns destes pneus pela especificação, como, por exemplo, terem sido produzidos para uso na neve, não poderiam voltar a rodar novamente em países tropicais. “São pneu vendidos como descarte, que são importados irregularmente e comercializados por borracharias”, comenta um dos fiscais.

Com uma multa de R$ 400 por cada unidade importada irregularmente e como a vistoria no local ainda não terminou, a penalidade somente pelos pneus já encontrados em uma distribuidora em Campo Grande deve passar dos R$ 240 mil.

Além da multa, os pneus foram apreendidos. O proprietário do estabelecimento ainda será obrigado a dar uma destinação correta aos materiais apreendidos.

Em caso de flagrante, os presos serão encaminhados à unidades da Polícia Civil da região.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!