Jackie Chan revela problemas com álcool e agressão ao filho em livro

Never grow up foi publicado em inglês nesta terça


Jackie Chan, ícone dos filmes de artes marciais, enumera seus arrependimentos em uma autobiografia publicada pela primeira vez em inglês nesta terça-feira (4).

No livro "Never grow up", lançado em chinês em 2015, ele confessa que cometeu excessos no início da carreira, teve problemas com álcool e agrediu o filho de dois anos. Em um dos trechos, diz:

"Eu era um idiota bem desagradável."

Nascido em Hong Kong, Chan já era um ator famoso na China quando se tornou um astro internacional nos anos 1990 em filmes bem-sucedidos no Ocidente, como "A hora do rush (1998)".

Seus primeiros salários como ator, ele conta, foram gastos com "bebidas, jogos e mulheres". Depois que se tornou uma celebridade, chegou a gastar US$ 500 mil (R$ 1,9 milhão) em relógios com amigos.

"Eu entrei [em uma loja] e disse: 'Mostre-me seus dez melhores relógios. São os mais caros? Com ​​mais diamantes? Bom, vou levar sete deles'."

O ator também lembra que "dirigia bêbado o tempo todo". "De manhã, eu batia meu Porsche e, à noite, já estava com um Mercedes-Benz. Eu ficava o dia inteiro nesse estado de neblina."

Ele escreve que chegou a ameaçar fotógrafos que tentaram tirar fotos de seu carro acidentado. Disse que lhes daria um soco "para cada imagem que fizessem".

Problemas com os filhos

O comportamento violento também afetou a relação de Chan com o filho Jaycee. O ator conta que descontou um ataque de raiva no garoto, na época com 2 anos - hoje ele tem 36.

"Eu o peguei com uma mão e arremessei do outro lado da sala. Ele bateu no sofá. Com a força que usei, se ele tivesse batido as costas ou os braços, poderia ter sido muito sério", lembra.

Chan diz que se arrependeu "imediatamente" e jurou nunca mais agredir o filho.

O ator também é pai de Etta Ng, de 19 anos, filha que teve com a vencedora da Miss Asia 1990, Elaine Ng, enquanto já estava casado com sua atual mulher, Joan Lin.

Etta Ng (à dir.), filha do ator Jackie Chan, e a namorada, a canadense Andi Autumn - Foto: Reprodução/Instagram/Etta Ng

No livro, Chan revela culpa pela traição, mas diz que Lin sempre esteve ao seu lado. "Ela é uma mulher forte, mais forte do que eu em muitos aspectos."

Em maio deste ano, Etta divulgou um vídeo contando que ficou desabrigada por causa da homofobia dos pais, que não aceitavam seu relacionamento com a influencer canadense Andi Autumn.

"Never grow up" é uma continuação do primeiro livro de memórias do ator, "I am Jackie Chan", publicado em 1999. A nova autobiografia ainda não tem data para ser lançada no Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!