Copasul 40 anos: Grande evento reuniu cooperados e fundadores em Naviraí

Mais de 400 pessoas estiveram presentes em momento de emoção e homenagens

Copasul


40 anos de muitas histórias e crescimento, assim a Copasul completará quatro décadas no próximo dia 16 de dezembro e para comemorar com seus cooperados e fundadores, realizou um ciclo de eventos que teve início em Maracaju, passou por Deodápolis e região e por último em Naviraí, no dia 7 de dezembro, reunindo mais de 400 pessoas no Salão Paroquial do município.

O momento marcante e cheio de emoção reuniu os fundadores, Diretores, cooperados e familiares, e autoridades do município."A Copasul nasceu em um Estado novo, recém-criado, uma época difícil, com poucos recursos. E os 27 fundadores conseguiram vencer mesmo assim e hoje recebemos uma cooperativa forte, sólida, com um nome respeitado. Por isso, temos que honrar tudo isso e continuar trabalhando duro. Temos uma diretoria, um conselho e colaboradores comprometidos e dedicados a continuar essa história de sucesso" disse o Presidente, Gervásio Kamitani.

Também estiveram presentes, a representante da OCB/MS Organização das Cooperativas Brasileiras, Dalva Caramalac,vereadores, o Prefeito, Dr. Izauri de Macedo, o Deputado Estadual, Onevan de Matos, os demais diretores da Cooperativa, entre eles, o Vice-Presidente, Nelson Antonini, o Diretor Secretário, Everaldo Jorge dos Reis e demais Diretores e Conselheiros.

 

Homenagens

Os fundadores receberam o troféu "Copasul 40 anos" como forma de agradecimento pela história junto à Cooperativa. Os homenageados foram:

- Sakae Kamitani (In memoriam), sócio fundador número 01, sendo o troféu recebido pela sua esposa. Srª; Yae Yamashita Kamitani;

- O sócio fundador número 02, Julio Suekane;

- Hélio Tadano e seu pai, já falecido, sr. Chuji Tadano;

- Luis Nelson Lot;

- Tatsuo Suekane, já falecido, troféu recebido pelo filho Osvaldo Kazuo Suekane;

- Sakae Kodama, já falecido, e seu filho Luiz Tokio Kodama;

- Mauro Goiti Umemura, sendo o troféu recebido pelo irmão Oscar Umemura;

- Milton Hideshi Umemura, sendo o troféu recebido pelo seu irmao, Geraldo Umemura;

- Moriyoshi Fukuda;

- Mamoru Onodera;

- Jujiro Tamaru;

- Sukesada Takehara;

- Durvalino Francisco Alves;

- .. Hirokazu Sakurai;

- Massanobu Maekawa, já falecido, sendo o troféu recebido pelo neto, Moacyr Maekawa;

- Yoshiro Ida, sendo o troféu recebido pela filha Edna;

- Haruo Shingu;

- Hiromassa Tanaka, que recebeu também o troféu pelo irmão, Tooru Tanaka,

- Shoichi Minami,

- Satio Uemura, de forma póstuma, sendo o troféu recebido pela filha Lúcia;

- Yoshinori Tanaka, que recebeu o troféu também em nome do irmão, Yoshiharu Tanaka, já falecido.

Ainda fazem parte deste grupo, o sr. Hideki Tori, que não pode estar presente, e o sr. João Ferreira Dos Santos, já falecido. Além destes, foram homenageadas pessoas importantes na história da Copasul, sendo eles:

- Antonio Cândido de Marco, que foi vice-presidente e produtor rural, já falecido, sendo o troféu recebido pela filha Maria;

- Yoshihiro Hakamada, que por anos ocupou o cargo de vice-presidente da Cooperativa, ao lado do sr. Sakae;

- Gilberto Yokoro, que ocupou o cargo de diretor secretário;

- Carlos Alberto Menegati, que foi colaborador e Gerente Geral. O troféu foi recebido pelo amigo Edson de Freitas.

 

Na oportunidade também foram homenageados os colaboradores que completaram este ano, 30, 35 e 40 anos na Cooperativa, sendo eles:

- Edson Pereira Da Silva, que  completa 30 anos;

- Sergio Costa, que completa 35 anos

- Alcides Okabayashi, que completa 40 anos.

"A Copasul nasceu devido a dificuldades, tivemos sérios problemas climáticos em 1976 e 1977, o que acarretou dívidas aos produtores. E foi neste cenário que 27 homens, liderados por Sakae Kamitani, ousaram e fundaram essa Cooperativa, que tanto nos enche de orgulho", disse em seu discurso o fundador, Júlio Suekane.

Outras ações

Além da programação para os cooperados, para os colaboradores será realizada a tradicional confraternização e show de prêmios, no dia 16, em Naviraí, reunindo mais de 1.000 pessoas, entre funcionários e seus familiares. Internamente, tambémfoi promovido um concurso de redação e desenho para filhos de cooperados e colaboradores e a "Corrida e Caminhada Copasul 40 anos", em Naviraí, realizada no dia 9 de dezembro. Além disso, a Cooperativa está participando da promoção do Natal Premiado ACEN (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí). Este ano a Cooperativa está patrocinando o 2º prêmio, no valor de R$ 10 mil. Para concorrer é necessário comprar no comércio local, recebendo cupons de participação nas lojas identificadas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!