Takahashi decreta situação de emergência em Batayporã

O Decreto nº 7/2019 cita que as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias atingiram fortemente a zona urbana

Ascom/PMB


O prefeito Jorge Takahashi assinou decreto em que declara situação de emergência em Batayporã. A medida foi necessária por conta dos danos ocasionados na municipalidade em decorrência das chuvas intensas que ocorreram nos dias 17 e 18 desse mês. O documento foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município.

O Decreto nº 7/2019 cita que as fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias atingiram fortemente a zona urbana, ocasionando inundações em várias residências e prédios comerciais, em virtude do transbordamento da Lagoa do Sapo, que não suportou o volume de água recebida.

Já na área rural do município, o desastre afetou pontes e estradas municipais, dificultando o impedimento do transporte de grãos e outros serviços, danificando aproximadamente 100 quilômetros de estradas, três pontes de madeira e seis pontilhões, resultando em prejuízos.

Conforme a publicação, a situação de emergência é válida nas áreas do município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

 

O documento institui situação de emergência pelo prazo de 180 dias, em partes das áreas urbana e rural, citadas no Formulário de Identificação de Desastres (FIDE), e também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Foi autorizada ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!