''IviFolia 2019'' é cancelado em Ivinhema, diz nota da Polícia Civil

Evento ocorreria na avenida Ronaldo Pandovam Branquinho em frente a Praça de Eventos

Da Redação


A cidade de Ivinhema estava pronta para sediar, nos dias 1 à 4 de março, o primeiro “IviFolia”, evento privado que aconteceria na Praça de eventos localizado a Avenida Ronaldo Pandovam Branquinho.

Mas a Polícia Civil de Ivinhema emitiu nota comunicando que o evento estaria cancelado, devido à falta de documentações e segurança.

A organização do evento não comunicou a Polícia Civil e informou a Polícia Militar fora do prazo previsto em resolução da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). As montagens de palcos foram iniciadas sem alvará do Corpo de Bombeiros.

Confira a nota na íntegra:

As Polícias Civil e Militar em Ivinhema vêm informar ao cidadão ivinhemense que, a despeito da divulgação envolvendo a realização do evento “IviFolia 2019” pela iniciativa privada, a ser supostamente realizado na Avenida Ronaldo Padovam Branquinho, NÃO OCORRERÁ qualquer evento ou confraternização nesse local, data e com essa denominação na cidade.

 

A realização de eventos de grande porte exige a necessária segurança para que a família e o cidadão possam usufruir das festividades de carnaval sem intercorrências. Porém, a divulgação e realização do evento em questão não conta com os requisitos de segurança necessários para a garantia da integridade de seus participantes, e consequentemente não preenche os requisitos para a concessão dos alvarás respectivos.

 

A dimensão de área pública a ser ocupada pelo folião, segundo as informações divulgadas, exige um trabalho cuidadoso e dirigido das forças de segurança para evitar roubos, furtos, e quaisquer atentados contra a integridade física e patrimonial em geral, bem como exige pessoal especializado contratado pelas empresas para prestar a necessária segurança durante o evento, incluindo a PRÉVIA comunicação à Polícia Civil e à Polícia Militar sobre a sua realização.

 

Entretanto, apenas a uma semana do evento a Polícia Militar foi comunicada formalmente sobre a programação, e até a presente data a Polícia Civil sequer foi contatada por divulgadores ou organizadores do evento, e com isso impedindo e impossibilitando a elaboração e organização dos indispensáveis planos de patrulhamento e de contenção de ilícitos.

 

Como se sabe, o intuito de empresas privadas na realização do evento naturalmente é a obtenção de lucros entre divulgadores, organizadores e patrocinadores, na medida em que o giro de capital ganha grandes proporções. No entanto, a obtenção de lucro não pode se sobrepor à segurança, à integridade física e ao respeito à vida do cidadão participante.

 

Portanto, a Polícia Civil e a Polícia Militar em Ivinhema, conjuntamente COMUNICAM ao cidadão e à família ivinhemense que qualquer evento realizado no local e na forma divulgados, por questões de ordem pública e da ausência de aparelhamento de segurança das empresas privadas que buscavam a sua realização, NÃO OCORRERÃO e NÃO POSSUEM A AUTORIZAÇÃO/ALVARÁ DAS FORÇAS DE SEGURANÇA para a sua realização, podendo ser coibidas e encerradas se realizadas em desconformidade às normas legais e administrativas.

 

A realização de festas ou eventos dessa magnitude, quando em desconformidade às normas legais e as normas de segurança, configura a contravenção penal prevista no artigo 47, do Decreto-Lei 3.688/41, bem como configura eventual prática criminosa, e sujeita o responsável que a realiza, patrocina, financia ou organiza, a condução até a Delegacia de Polícia para a adoção dos procedimentos cabíveis, bem como a eventual prisão em flagrante, além de resultar no fechamento do evento em prol da ordem pública.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!