Operação mira ''braço externo'' de facção que atua em presídios do DF

7 mandados de prisão são cumpridos em Brasília e em São Paulo

Da Redação


O Ministério Público e a Polícia Civil do Distrito Federal fazem nesta sexta-feira (22) uma operação para prender sete pessoas apontadas como integrantes de uma organização criminosa que atuava no sistema prisional. A ação ocorre em Brasília e em São Paulo.

Segundo os investigadores, a operação busca enfrentar as “atividades de facções criminosas na região do Distrito Federal e Entorno”. O objetivo é desarticular iniciativas de integrantes que atuam fora dos presídios em favor do “progresso” da organização, como tráfico, roubo e outros crimes.

De acordo com o inquérito, 9 dos 11 integrantes do grupo exerciam funções de liderança nos presídios do DF.

“As provas reunidas pelos investigadores demonstram articulação entre os faccionados e a discussão sobre os mais variados assuntos”, informou o Ministério Público.

Entre os temas estão:

  • Tráfico de entorpecentes (atividade principal da organização criminosa)
  • Cooptação de adolescentes para futura integração ao grupo
  • Implementação de um “setor do paiol”, para a aquisição de armas
  • Discussão sobre movimentações ocorridas no sistema prisional, já considerando a possível vinda de outras lideranças nacionais ao Penitenciária Federal do DF

O nome dos alvos desta operação – batizada de “Continuum” (em referência à ação contínua do grupo) – não foram divulgados.

Houve buscas nas residências. Os suspeitos foram interceptados quando estavam em deslocamento ou dentro das casas.

Transferência

Em fevereiro, Marcos Camacho, o Marcola, e mais 21 integrantes de uma facção criminosa foram transferidos para presídios em Brasília, Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). A transferência ocorreu após governo ter descoberto plano de fuga para os chefes e ameaças de morte ao promotor que combate a facção no interior de São Paulo.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!