• Paraíso17

Polícia Militar põe fiscalização como prioridade para reduzir acidentes de trânsito

Comando aposta na capacitação do efetivo em cursos de formação e atualização de agentes de trânsito, mas falta de conscientização de motoristas ainda contribui para aumento dos índices
Da Redação / Imagens: Jornal da Nova
15/05/2019 16h00

Mesmo com as ações alusivas à campanha “Maio Amarelo”, o número de acidentes e vítimas está semelhante ao mesmo período do ano passado em Nova Andradina. Considerado alto, para isso, o comando da Polícia Militar tem reunido esforços com o intuito de reduzir os índices, no entanto, a falta de conscientização de parte dos motoristas ainda é um vilão.

 

Leia também

|''Maio Amarelo'' começa vermelho em Nova Andradina



No Plano de Comando, apresentado ainda no mês de fevereiro, foi elencada como prioridade a intensificação nas ações de fiscalização dê trânsito. Neste de mês de maio, concomitante à campanha Maio Amarelo, o 8º BPM lançou o Programa Trânsito Seguro, para promover intervenções efetivas de segurança no trânsito, com a finalidade de reduzir os números.

 

Durante o planejamento do programa foram observadas algumas condutas realizadas por diversos condutores, que acabam colaborando para a situação atual do trânsito no município, como: não uso do cinto de segurança, utilização irregular de capacete de segurança, falta de habilitação na condução de veículo automotor, embriaguez ao volante, desrespeito a faixa de pedestre, falta de atenção nos cruzamentos, desrespeito a sinalização e manuseio de equipamento celular.

 

Para combater esse cenário, de acordo com o comandante do 8º BPM (8º Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel André Henrique de Deus Macedo, as ações da Polícia Militar estão voltadas para campanhas educativas, intensificação da fiscalização de trânsito, palestras em escolas e centro de formação de condutores e estudo de situação dos acidentes ocorridos no município.

 

“Lembrando que o comportamento dos ciclistas e pedestres também é importante para a segurança no trânsito, sendo responsáveis também pela qualidade do trânsito. O 8º BPM preocupado com a melhoria da segurança e fluidez do trânsito em nosso município busca com essas ações auxiliar na redução dos acidentes e principalmente do número de vítimas”, ressaltou o comandante tenente-coronel Macedo.

 

Números

Para se ter uma ideia, de 1 a 12 de maio, em Nova Andradina, ocorreram sete acidentes de trânsito com vítimas e dois que não resultaram em vítimas. No período, foram realizados ainda 36 autos de infração.  Além disso, foram registrados os seguintes crimes:

04 embriaguez ao volante;

03 condutor não habilitado;

02 lesão corporal;

02 perturbação do sossego;

01 direção perigosa.






VEJA MAIS