• Paraíso17

Viveiro Municipal de Nova Andradina produz 6 mil mudas por ano

Mudas são distribuídas gratuitamente à população e ajudam na recuperação de nascentes e áreas degradadas, além de deixar a cidade mais verde e mais bonita
Cogecom / Imagens: João Cláudio/PMNA
11/06/2019 09h30

Com a produção de 6 mil mudas por ano, o Viveiro Municipal é maior maternidade verde de Nova Andradina. É numa área de 14.000 metros quadrados onde nascem as plantas que irão se espalhar em flores, folhas, sombras e sementes pela Cidade Sorriso.

 

O local está sob os cuidados de dois viveiristas, responsáveis pela produção, manejo e proteção das mudas. O processo de germinação acontece na estufa. As sementes ficam por lá de 7 a 45 dias, a depender da espécie.

 

Na sequência, a muda vai passando pelos setores de cultivo até chegar ao estágio do plantio em nascentes, áreas degradadas, praças, áreas verdes e doação gratuita para os nova-andradinenses para deixar a cidade mais verde e mais bonita.

 

A subsecretária de meio ambiente, Cornélia Nagel, conta que todas as mudas produzidas são distribuídas gratuitamente à população. “As mudas doadas são principalmente de espécies arbóreas e tem a finalidade de promover a arborização urbana. Também são produzidas espécies nativas para auxiliar na recuperação de nascentes”, declara a subsecretária.

 

Entre as mudas mais pedidas estão os oitis, Ipês e as frutíferas como acerola, pitanga, caju, jabuticaba. Para receber o ipê é preciso uma calçada grande, com mais de dois metros, e sem rede de energia ao lado.

 

A engenheira agrônoma, Cornélia explica que nesta época de frio, o cuidado deve ser redobrado para que as mudas cheguem a tempo de colorir a Primavera, a partir de setembro, considerado o melhor período para o plantio de mudas. Além disso, dá dicas para que elas cresçam fortes e saudáveis.

 

“Antes do plantio de qualquer árvore é preciso verificar a situação do solo para o seu crescimento saudável. O solo precisa ser permeável, permitindo a filtração de água. Se o terreno é concretado, a área mínima de solo permeável deve ser de um metro quadrado. Então, aquele concreto precisa ser retirado e depois fazer uma cova profunda. Para finalizar essa preparação do solo, não se esqueça da adubação”, alerta a profissional.

 

Serviço

Para quem deseja solicitar a doação de muda para o plantio em sua calçada ou quintal, somente no perímetro urbano, o interessado deve comparecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado onde é feita uma requisição com as espécies e quantidade de mudas que o solicitante deseja.

 

O Viveiro Municipal está localizado no Distrito Industrial, no final da Rua João Vieira de Moraes. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.



Galeria de Imagens / Imagens: João Cláudio/PMNA






VEJA MAIS