Prefeitura de Nova Andradina adquire novo veículo para merenda escolar

Com a aquisição de um veículo furgão climatizado, SEMEC melhora logística, visando ampliar a qualidade do serviço prestado nas escolas

Cogecom


As aulas do segundo semestre de 2019 reiniciam na rede municipal de ensino nesta quarta-feira (17), com a garantia da continuidade da oferta de uma merenda escolar de excelente qualidade, com cardápios diversificados que permitem aos alunos das escolas municipais uma alimentação equilibrada e rica vitaminas e minerais.

Este trabalho, desenvolvido pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação recebeu para este semestre um reforço logístico, com a aquisição de um veículo furgão climatizado para dar maior apoio ao transporte de mantimentos perecíveis às escolas que atendem áreas urbanas e rurais do município e do distrito de Nova Casa Verde.

Segundo Paulo D’Alkmin, nutricionista responsável pela programação da alimentação escolar, todo o planejamento dos cardápios leva em consideração às normas exigidas por resoluções e órgãos fiscalizadores para suprir as necessidades nutricionais, garantindo uma alimentação de qualidade aos alunos, componente importante no avanço da aprendizagem.

“Todo o nosso trabalho é orientado pela determinação do prefeito Gilberto Garcia no sentido de cumprirmos os procedimentos indicados, tanto pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar como as resoluções do MEC”, garante D’Alkmin.

São realizadas, aproximadamente, 8 mil refeições por dia com o objetivo de atender mais de 6 mil crianças e adolescentes matriculados nas 19 escolas e Ceinfs (Centros de Educação Infantil). A alimentação escolar é composta por uma grande variedade de legumes, cereais, carnes, frios, frutas, verduras e leite.

 

O secretário municipal de Educação, Fábio Zanata, creditou o sucesso desse trabalho aos profissionais que orientam e em especial, às merendeiras que atuam na rede. Zanata também enalteceu a atuação do prefeito Gilberto Garcia, por investir em constantes melhorias e adequações no cardápio da alimentação escolar na rede pública municipal para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas e saborosas.

“Por decisão do prefeito Gilberto Garcia, Nova Andradina investe percentual muito superior ao exigido por lei, porque nossa gestão entende que a qualidade da alimentação escolar incide no bom desempenho dos alunos. Esse trabalho também não seria possível sem a colaboração de todos os nossos profissionais, desde quem cuida do cardápio, às nossas competentes merendeiras que recebem capacitação para aprimorar o desempenho de suas importantes atribuições”, destaca Zanata.

Aquisição de produtos da agricultura familiar

Nova Andradina atende a resolução do MEC/FNDE nº 26/2013, que estabelece um mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo para a aquisição de produtos junto à agricultura familiar, com gêneros alimentícios cultivados por pequenos produtores dos assentamentos Santa Olga, Teijin e Casa Verde.

Os valores financeiros destinados à aquisição das cultivares deste segmento da economia local, mais que dobrou nos últimos dois anos e poderá ultrapassar a marca de R$ 600 mil em 2019, garantindo que frutas, verduras, legumes e leite, da produção dos pequenos agricultores da região, atendam as unidades educacionais da rede municipal, uma iniciativa que além de fortalecer o comércio, gera empregos no município e colabora ainda mais com a qualidade e a segurança alimentar dos alunos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!