Amor coercitivo

*Ailson do Carmo de Souza


Sei que você gosta do frio. Se um dia eu for para a Antártida quero muito te levar comigo, tenho certeza que os pinguins iriam adorar te conhecer. 

Mas, se você não puder ir, falarei de você para eles. Direi quão linda você é. Eles saberão que o teu sorriso é mais limpo que a neve e que brilha mais que o sol dos trópicos. Ah!!! Eles entenderão. Pinguins são muito inteligentes. 

Uma vez teve uma galerinha que chegou ao Rio de Janeiro!!! Vê se pode? Pinguins em Copacabana! Esses caras são fantásticos! Só podiam virar notícia.

Quando eu for para a Antártida vou falar de você para eles. Vou lhes dizer que em terras banhadas por águas doces vive um sorriso que vale um ano de migração.

Sabe, eu te acho meio pinguim. Sei que você gosta do frio e desconfio que por ser tão esperta quanto os pinguins tu faz do frio uma boa desculpa para se aquecer. Já percebeu como aqueles baixinhos se amontoam?

Não se preocupe, assim que eu chegar à Antártida falo de você para os “homens de preto”. Vou dizer para eles o quanto você é forte. Que multiplicou a vida e com o poder desse sorriso venceu a morte. Vou falar dos seus feitos, das suas conquistas e de quantas pessoas você encanta. Os pinguins precisam saber.

Olá, boa tarde! São 15 horas por aqui e acabo de chegar à Antártida. Tenho boas notícias: está muito frio e a poucos minutos estava nevando. Acabei de falar com um senhor que trajava um belo smoking, e obviamente, o assunto era você. Relatei o quanto és linda e sobre o seu amor pelo frio. Muito atento ele me disse que Deus, sabendo que o homem poderia tender à soberba, fez o frio para que o calor do outro pudesse lhe devolver a humildade. E disse ainda que o frio que você tanto ama é, “como eu suspeitava”, uma grande desculpa para ficar pertinho do calor de alguém: o frio, é um amor coercitivo e o abraço, um aceno pra Deus. Como você é inteligente!!!

O Velho do smoking ainda mandou dizer que todo o calor que tu precisas está no outro, mas também em você. E que a chama que verdadeiramente aquece o mundo e dissipa luz por teu sorriso precisa continuar a viver dentro de ti.  E finalizou dizendo que tu não podes deixar os atropelos da vida apagar esta chama, e, quando tudo parecer impossível... Faça como os pinguins, “Sorria e Acene”.

*É graduado em História; Especialista e História e Cultura Afro-brasileira e africana; Acadêmico de Direito da Uniesp Nova Andradina 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!