Saúde de Batayporã lança programa de atenção às gestantes do município

Ascom/PMB


A gestação é um período peculiar na vida de uma mulher e merece ser tratado de forma singular e especial por profissionais qualificados para que mães e bebês permaneçam com saúde durante e após o parto.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde lançou na última semana o programa “Bem Gestar”, uma iniciativa inédita que visa qualificar o atendimento e valorizar ainda mais as gestantes de Batayporã com acompanhamento exclusivo.

Presente no primeiro encontro, a secretária de Saúde Marcela Leite agradeceu a presença das participantes e acompanhantes, destacando que a iniciativa surgiu para acolher a gestante com maior qualidade e segurança durante toda a gestação e após o parto, na intenção de assegurar um nascimento seguro e saudável.

“A gestação é uma fase de cuidados especiais, e queremos estar junto proporcionando atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê e contribuindo para a tranquilidade e saúde das mamães”, ressaltou a Gestora.

Idealizado por uma equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o programa será desenvolvido em encontros mensais para as gestantes acompanhadas pelas cinco unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em que serão abordados temas variados sobre os cuidados pré-gestacionais, para consequentemente diminuir os riscos de complicações na gestação.

 

O programa “Bem Gestar” tem como objetivo integrar as gestantes por meio de ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças no período de gestação e puerpério, estimular a realização da consulta de pré-natal, odontológica, de exames e vacinação; promover o fortalecimento do aleitamento materno e elevação do quantitativo de partos normais e sanar dúvidas, queixas e medos associados à gestação.

Os encontros irão ocorrer todas as segundas quartas-feiras do mês, sempre às 9h, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso “Eliza Soares da Cruz”. Para as gestantes que participarem ativamente, será disponibilizado ao término do ciclo um kit maternidade contendo mochila, trocador, lenço umedecido, pacote de fraldas e kit limpeza de coto umbilical.

“Através desse programa pretendemos ampliar a adesão ao pré-natal, elevar o índice de partos normais, bem como do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês; expandir o nível de conhecimento das gestantes sobre cuidados no pré-natal e diminuição do índice de comorbidades gestacionais como hipertensão, diabetes e ganho excessivo de peso”, acrescentou Marcela.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!