• Paraíso17

Taquarussu realiza reunião com beneficiários do Bolsa Família e Vale Renda

Da Assessoria / Imagens: PMT/Divulgação
19/10/2019 10h00

Um grande número de famílias marcaram presença no encontro mensal de beneficiários dos programas sociais realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) na última quarta-feira dia (16), em Taquarussu.

 

De acordo com o cronograma do setor que procura sempre abordar um tema diferente, a cada reunião realizada, como objetivo principal, é passar informação referente a prevenção e proteção básica.

 

Considerando a importante campanha Outubro Rosa (Saúde) deste mês, a convidada para ministrar ação foi a enfermeira Bruna Ferreira Crivelli, funcionária da Unidade do Hospital do Amor de Nova Andradina.

 

O evento começou com vídeo e ações interativas, depois teve início a palestra sobre a patologia em questão “Câncer” com ênfase para o hábito da realização de exame, reforçando a importância do “conhecimento do próprio corpo por parte de cada mulher”.

 

Continuando o assunto, a profissional mencionou que a valorização da autoestima é muito relevante e a prática de atividade física, alimentação saudável dentre outras atividades são necessárias para prevenir e diminuir risco, fatores estes que contribui para uma melhor qualidade de vida com “saúde”.

 

Ainda sobre o objetivo pontuou que o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, na maioria dos casos com o tratamento adequado ocorre a “cura”.

 

Ressalta que momentos como esse é favorável e possibilita a conscientização de falar sobre a prevenção. Assim foi possível discutir questões referentes ao autocuidado, e à importância do acompanhamento médico, através de exames periódicos, para um número maior de pessoas.

 

Bruna além de explicar o processo de cada exame ainda demonstrou técnicas para o conforto no momento de passar pela análise.

Ao final destacou os serviços oferecidos pela rede pública de saúde municipal e explicou como é a ligação com a Unidade Hospitalar. Expôs também que na maioria das vezes necessita de mediações por meio da Secretaria de Saúde devido atender toda a região com acompanhamentos e realização de vários exames com métodos “avançados”. Explica que no local não realiza tratamento, somente procedimentos.

 

Para conhecimento

“O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”.

 

Agradecimento

A equipe do Cras, por meio das técnicas do setor do Cadastro Único, agradeceu à profissional parceira, sendo a enfermeira Bruna Ferreira Crivelli pelo excelente trabalho.



Comunicar erro




VEJA MAIS