Acidentes envolvendo motos atendidos pelos Bombeiros aumentam 25% em Nova Andradina

Em 2019, foram registrados 94 acidentes e três óbitos no local do acidente

Da Redação


O número de acidentes envolvendo motocicletas nas ruas de Nova Andradina subiu 25% em relação ao ano de 2018. Os dados foram apurados pelo Jornal da Nova junto ao Corpo de Bombeiros e referem-se apenas a acidentes envolvendo motocicletas no período de 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2019, comparados com o mesmo período do ano anterior.

Em 2019, foram registrados 94 acidentes e três óbitos no local do acidente, atendidos pelos Bombeiros. No mesmo período no ano de 2018, houve 74 acidentes e duas pessoas perderam a vida em acidentes com motos.

A vítima mais recente foi José Rodrigues de Souza, de 54 anos, conhecido como "Zezinho". O motociclista morreu no último dia 30 de novembro, no bairro Guiomar Soares Andrade. Segundo informações apuradas no local, o motociclista trafegava pela rua Johann Gill, quando teria atravessado a via preferencial João Teodoro Braga, onde colidiu na lateral do automóvel, que tinha como ocupantes um casal. Com a violência do impacto, o condutor da moto morreu na hora.

A estatística preocupa e desafia o Corpo de Bombeiros e demais autoridades de trânsito. Na análise de major Pablo Diego Barros de Jesus, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Nova Andradina, os dados revelam que houve um aumento de 25% no número de acidentes envolvendo motos e também 50% do número de óbitos.

“Diante da realidade, é fundamental uma mudança de atitude do motociclista, respeitando as normas de circulação, tais como ultrapassagens seguras, limites de velocidade, uso de equipamentos de segurança e possuir habilitação para condução de motocicletas”, avalia.

Neste período de festas, o comandante reforça ainda para que os condutores não façam uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

 

Maiores frotas do Estado

Outro fator que pode contribuir com o aumento de acidentes de trânsito é o crescimento da frota de veículos sobre duas rodas (motos e motonetas). O Levantamento mostra que Nova Andradina ainda possui a sexta maior frota de veículos do Estado, com 29.385 veículos automotores. Desses, 9.887 são motos, ou seja, representam 34% de toda a frota.

"Vemos com muita preocupação a grande incidência de motocicletas nos acidentes de trânsito, pois geralmente causam sequelas graves e muitas vezes permanentes. A moto é um veículo de grande utilidade, gera renda, mas precisa ser conduzida com muita atenção por ser muito vulnerável. Deem preferência aos veículos porque boa parte dos acidentes são colisões ou abalroamento entre carro e moto e sempre quem leva a pior são os motociclistas", orienta o major.

Ações educativas e de fiscalização

A Polícia Militar de Trânsito do 8º Batalhão de Nova Andradina está realizando diversas abordagens, com foco em ações educativas e de fiscalização, em conjunto com as equipes de Rádio Patrulha e os agentes municipais do Demtran (Departamento Municipal de Trânsito) de Nova Andradina.

As ações buscam a conscientização dos usuários das vias para a necessidade da atenção, buscando reduzir o número de acidentes e vítimas do trânsito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!