Profissionais da Atenção Básica são capacitados sobre coleta de preventivo

Ascom/PMB


Para atualizar os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Batayporã sobre coleta de citologia do colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na última sexta-feira (6) uma capacitação direcionada aos enfermeiros, médicos e ginecologista da rede de Atenção Básica.

O treinamento teve como objetivo promover a humanização e o aperfeiçoamento profissional na coleta de material do exame preventivo. O Papanicolau é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que podem levar ao câncer. É reconhecido mundialmente como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce de doenças.

Realizada na sede do Pronto Atendimento Médico (PAM), a capacitação foi ministrada pelo médico patologista Joaquim Costa Rosa, que orientou os responsáveis pela coleta, esclareceu dúvidas para posteriormente extrair resultados mais proveitosos através das amostras, que correspondem a 60% da qualidade do exame.

A Gestora em Saúde, Marcela Leite, destacou que o treinamento é fundamental para melhorar o atendimento das mulheres nas unidades de saúde. “Essa capacitação visa difundir maior conhecimento sobre a importância da coleta do material intravaginal, assim como o câncer do colo de útero, pois é importante sempre reciclar e colocar os novos dados e informações para eles”, explicou.

O exame

O exame de Papanicolau, que é indolor, simples e rápido, está disponível em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!