13º Festival de Inverno de Bonito aposta na arte do cinema com 4 mostras gratuitas

Assessoria


O Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul de 25 a 29 de julho, terá este ano mais atrações e novos espaços. E essa ampliação beneficia também o cinema e as oficinas. Com quatro mostras gratuitas programadas, o Festival contará com a exibição de 56 filmes, entre médias e curtas metragens.

O auditório Kadweu, no Centro de Convenções de Bonito, será o palco das exibições de cinema e das duas oficinas de fotografia gratuitas, tudo organizado pela Fundação de Cultura.

As oficinas “Tratamento de Imagem Fotográfica com Software Livre” e “Introdução à Linguagem Fotográfica”, ministradas pelo gestor de Artes do Núcleo Educativo do Museu da Imagem e do Som Alexandre Sogabe, são gratuitas. As inscrições devem ser feitas no primeiro dia do Festival.

As mostras de cinema também movimentam o Festival de Inverno de Bonito durante os quatro dias. A mostra da videomaker sul-mato-grossense Gabi Dias apresenta 25 curtas de diferentes temas, mas sempre com a mesma identidade: a arte. São clipes, filmes experimentais videoartes e o projeto Big Fun, uma campanha institucional e artística sobre Campo Grande, com 10 filmes sobre lugares turísticos e onde se divertir na Capital.

Já a mostra Manoel de Barros – o grande homenageado do Festival este ano - terá dois filmes apresentados. “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini, faz um panorama do itinerário de sua poesia através de uma colagem de fragmentos sonoros e visuais. “Só Dez por Cento é Mentira”, de Pedro Cezar, é um original mergulho na biografia inventada e nos versos do poeta, alternando trechos de entrevistas inéditas, versos de sua obra e depoimentos de leitores “contagiados”.

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que reúne produções nacionais e internacionais, combina cinema, história, cultura, meio ambiente e cidadania. Realizado pelo governo do Estado de Goiás, sua 14ª edição rendeu uma mostra itinerante com sete exibições no Festival de Inverno.

A mostra RUA - Registros Urbanos Audiovisuais, com obras de diversos videomakers do Estado, terá 22 exibições. A RUA tem como objetivo a difusão de vídeos que possuem como referência as cidades sul-mato-grossenses e o olhar de seus habitantes, o fortalecimento de uma identidade audiovisual e a valorização dos artistas videomakers. Os convidados desta edição são Leo Coutinho, Rafael Torres e Giuliano Gondim, integrantes das produtoras independentes Identidade Skate e Óia Produção Visual.

Diariamente será disponibilizado o “Trenzinho”, que levará o público até o Centro de Convenções de Bonito, gratuitamente. O transporte parte sempre da Praça da Liberdade para a Rua Luiz da Costa Leite. Os horários das partidas e retornos estão nos folders da oficial.


Mais - Este ano o Festival ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Já o pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas do grande Manoel de Barros.

HOMENAGEADO
O poeta Manoel de Barros é o homenageado da 13ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Toda a programação terá um toque da sua poesia. Interferências artísticas, túnel cenográfico, mostra de vídeos, projeções, e espaços especiais, como a Galeria do Homenageado, proporcionarão aos visitantes do festival uma verdadeira viagem sobre a obra do nosso maior poeta.

MÚSICA
SHOWS NA GRANDE TENDA:
25/07 ALCIONE
26/07 MARIA RITA
27/07 MONOBLOCO
28/07 O RAPPA

SHOWS NA PRAÇA DA LIBERDADE *:
25/07 SÉRGIO REIS
27/07 NANDO REIS
28/07 ROBERTA SÁ

E MAIS:
BANDA NAIP
JERRY ESPÍNDOLA & PÉTALAS DE PIXE
BEATLESMANIACOS
KARINA MARQUES
MARIA CLAUDIA & MARCOS MENDES

* programação por data / hora a ser divulgada posteriormente.
DANÇA
Espetáculo: DANÇAR, PULSAR [Isa Yasmin Cia de Dança – BRA – MS]
Espetáculo: MARIA, MADALENA [Núcleo de criação conectiva – BRA – MS]
Espetáculo: Crescer/para Passarinho – Homenagem a Manoel de Barros [Outro, outra Cia de Dança - BRA]
TEATRO
Espetáculo: COMÉDIA.COM [Gaia Brasil Produções – BRA]
Espetáculo: CASAL TPM [Palco Cia de Teatro - BRA]
Espetáculo de rua: POCKET VARIEDADES "PALHAÇA RUBRA" [Carrapeta produções - BRA]
Espetáculo: Os Corcundas [Grupo: Circo do Mato – BRA – MS]
Espetáculo: TEKOHA – Ritual de vida e morte do Deus Pequeno [Teatro Imaginário Maracangalha – BRA – MS]
ARTISTAS DE RUA
Arte da Magia, com Marcos Hiroshi / Mágico.
Cia Estátua Viva, com Marcello Zago e Cristiano Potenza.
Cia Edimalabares (monociclo, malabares e pirofagia).
COLETIVO CONSCIENTE
Formado por 10 pessoas entre atores, músicos, fotógrafos, DJs e outros profissionais da arte, o Coletivo Consciente chega ao festival para surpreender. Suas ações estarão presentes em todo o evento, sem hora marcada e com abordagens criativas.
LITERATURA
Saraus/ Escritores convidados
"Rua Lopes Chaves, 546" - Sarau sobre Mario de Andrade com Pascoal da Conceição.
"Brasil de Dentro" - Sarau Literário/musical com o Grupo Ser Tão Trio.
"Furacão Elis" – Palestra com a escritora e jornalista Regina Echeverria.

Café filosófico
Tema: FILOSOFIA E NATUREZA: PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO ECO-SUSTENTÁVEL.
Promover o pensamento filosófico com a natureza por meio do tema proposto, “A filosofia e natureza: para pensar o desenvolvimento eco-sustentável”.
Lançamento do livro: Morgana no Mundo da Águas, dos autores Mara Calvis e Heitor Simões. (Editora Alvorada).
GALERIA ECOCRIANÇA
OFICINA: GEOPARK BODOQUENA PANTANAL – A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Desenvolver o gosto pela leitura, produção literária e plástica utilizando a literatura regional como um meio de fortalecer a conscientização ambiental. Oficinas lúdicas, leituras dramatizadas, projeção de vídeos e jogos serão utilizadas para estimular no público infantil o interesse por atividades culturais fazendo com que se tornem apreciadores de cultura e prestigiadores de eventos desta natureza.
ARTES PLÁSTICAS
"Empapelando" - Instalação/interação e oficina de papel
Artista: Fernanda Castanho

"Queda D'água" - Instalação e oficina de brinquedos com sucata
Arte-educadora: Léo Stinghen
CINEMA
Mostra Manoel de Barros
Mostra de curtas e longas-metragens sobre a vida e obra do poeta.

Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente (FICA)
Ação promovida desde 1999 pelo Governo do Estado de Goiás. Reúne produções do mundo inteiro, combinando cinema, história, cultura, meio ambiente e cidadania.Mostra R.U.A. - Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais
Mostra regional de vídeos e obras audiovisuais que retratam a cultura urbana.
Bate-papo com os videmakers das produtoras independentes Indentidade Skate e Óia TV

CineArte - Gabriela Dias
Mostra regional dos trabalhos audiovisuais da Filmmaker Gabriela Dias, que utilizam as técnicas da fotografia, stop-motion, moda e artes plásticas no processo de criação. Gabriela Dias foi vencedora do Salão de Artes de Mato Grosso do Sul de 2010 com o videoarte "Caixinha de Música". Bate-papo com a filmmaker Gabriela Dias e equipe.

Oficinas com o apoio do Museu de Imagem e Som de MS (MIS):

Tratamento de Imagem Fotográfica com Software Livre

Introdução à Linguagem Fotográfica

Ministrante: Alexandre Sogabe
MERCADO MUNDO MIX
Presente nas últimas edições do festival, o Mercado Mundo Mix é um grande sucesso entre os visitantes, com seus produtos diversificados e gente descolada num ambiente pra lá de hype.
III ENCONTRO DO GEOPARK BODOQUENA PANTANAL
Programação de palestras, debates, lançamento de livros e visitas técnicas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!