Finan forma primeira turma de Direito

Elaine Paes


Em uma noite memorável, a FINAN formou sua primeira turma de Direito em solenidade de Colação de Grau na Câmara de Nova Andradina na noite desta sexta-feira (10). A turma de 49 formandos, leva o nome do professor e ex-coordenador do Curso, Glaucio Hashimoto, e teve como patrono o Deputado Federal Antônio Carlos Biffi, figura importante no processo de implantação da FINAN em Nova Andradina.

Diretor-presidente da Associação Educacional do Cone Sul, Lauro Andrey Monteiro de Carvalho retratou a trajetória da instituição, atribuindo à mãe Ively Monteiro o importante momento que a instituição vivencia, com a recente publicação de reconhecimento do curso de Direito pelo MEC. “Minha mãe acreditou que seria possível esse projeto e avalizou integralmente nosso trabalho. Espero que nossos sucessores consigam fazer perpetuar nosso propósito educacional no Mato Grosso do Sul”, disse Lauro.

Quantos às importantes contribuições para implantação da FINAN em Nova Andradina, Lauro Andrey reconheceu ainda o apoio do advogado José Antônio Vieira, que na época era presidente da subseção da OAB e deu parecer favorável a implantação do curso. Outro nome de destaque apontado por Lauro é o do Advogado Walter Bernegozzi Júnior. “Presente desde o início do projeto, Walter Júnior deu valiosa contribuição ao descobrir nosso eterno coordenador, Glaucio Hashimoto, símbolo de empenho, dedicação e êxito da primeira turma de bacharéis”, afirmou.

A secretária acadêmica, Marcia Andreia Monteiro Maciel Bernegozzi e a coordenadora institucional Maria Cecília também foram lembradas por Lauro. “Marcia Andreia conduziu com seriedade os trabalhos na secretaria da FINAN e Maria Cecília nos acompanha desde os tempos de minha mãe, dando valiosas contribuições ao grupo”, disse. Mas a homenagem marcante da noite foi destinada ao Deputado Federal Antônio Carlos Biffi, grande incentivador da instituição e colaborador de todo o processo de implantação da FINAN em Nova Andradina. “Biffi também acreditou nesse projeto, muito importante para o crescimento de toda a região do Vale do Ivinhema, apresentando o grupo educacional ao MEC com todas as condições e qualificações para autorização e reconhecimento do tão sonhado curso de Direito”, destacou.

“São muitos para lembrar e agradecer, mas os atores principais são vocês senhores bacharéis, Nosso muito obrigado por acreditarem na FINAN, que por todos estes anos foram a extensão da sua casa. Somos gratos aos que cruzaram nosso caminho profissional e pessoal e ainda a esta cidade de gente maravilhosa, que aprendi a amar e respeitar”.“Não me venham falar em adversidade. A vida me ensinou que, diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer”, disse parafraseando Mário Covas.

O Deputado Federal Antônio Carlos Biffi falou sobre o importante papel da FINAN ao permitir a chegada de importantes cursos do Ensino Superior em Nova Andradina. “É um papel relevante da instituição, que permitiu que o Ensino Superior chegasse a Nova Andradina, com um leque de opções e oportunidades aos estudantes”, mencionou. “São grandes meninos que estão sucedendo a trajetória que Ively começou lá atrás, ao permitir oferecer ensino às pessoas que querem crescer na vida. A educação é o único bem que não nos tiram, qualquer outro patrimônio é perecível, ela é o caminho para o desenvolvimento de uma nação”, emendou.

Já o diretor-geral da FINAN, Henrique Barros falou sobre a noite de alegria e de festa. “Esta não é mais uma, mas sim a formatura da primeira turma de Direito. Um momento muito especial para a FINAN, que sente a gratificante sensação de missão cumprida, diante de um grupo comprometido e entusiasmado e com perspectiva de um futuro melhor. “O ser humano nasceu para aprimorar-se, e assim queremos mais, queremos uma vida interior muito rica e com a água redentora da educação, que move pensamentos, certezas, esperanças”, declarou.

Representando o paraninfo da turma, senador Antônio Russo Netto, a secretária municipal de Educação, Nair Lorencini Russo falou aos acadêmicos sobre o exemplo pessoal de luta pela vida do senador, que recentemente sofreu um Acidente Vascular Cerebral. “Enfrentamos desafios diariamente, mas não podemos esmorecer. São lições que vem para nos fortalecer, criando novas oportunidades, nos tornando mais humanos, fraternos e generosos”, retrata um trecho do texto enviado por Antônio Russo. “No Senado Federal tenho a oportunidade de discutir, melhorar e aprimorar leis, assim acredito que vocês, novos operadores do Direito irão contribuir decisivamente ao crescimento social e econômico de nosso país”, diz.

Na sequência da solenidade, o formando Paulo César Baruja prestou solene juramento, seguido pelo discurso do formando Jairo Alves da Silva, que falou em nome da turma. A certificação de conclusão do curso também foi recebida pelos formandos, que homenagearam ainda professores e funcionários administrativos da instituição.

Além das autoridades já mencionadas, também compôs a mesa de trabalhos o diretor administrativo da Assecs, Ivolim Monteiro de Carvalho e a secretária acadêmica Marcia Andreia Monteiro Maciel Bernegozzi. Autoridades municipais, civis e jurídicas também acompanharam a solenidade.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!