Praça é dominada pelo tráfico de drogas em Nova Andradina

Redação


Não era nem 07h, da manhã de hoje (16), a reportagem do Jornal da Nova, flagrou 04 adolescentes na Praça José Carrera Mendes (Centro Educacional), fumando Maconha livremente, sem se preocupar com os alunos que passavam e nem se intimidavam com as pessoas que circulavam pela Praça.

Apesar da Polícia Militar estar realizando abordagens pelas Praças da cidade, ainda é considerado grande a concentração de menores em Praças, realizando atos ilícitos.

Dados da polícia, mostram que menores entre 14 a 17 anos, são os que mais praticam atos ilícitos, como tráfico de drogas, furtos e roubos em Nova Andradina, essa é uma grande parcela que o crime esta adotando, usando menores para cometer crimes, pois são assegurados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) onde são apreendidos e não ficam na Delegacia por mais de 01h e já são liberados.

Existem casos em Nova Andradina que adolescentes, já foram apreendidos por duas vezes em menos de 03h, cometendo crimes e casos em que adolescentes foram flagrados em menos de 72h, em bocas de fumo de diferentes endereços.

ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente nasceu em 1990 com o objetivo de atender ao mandado expresso no artigo 227 da Constituição da República que dispõe, de um modo geral, sobre a proteção à criança e ao adolescente.

A Constituição afirma no artigo adrede mencionado que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação, à dignidade, ao lazer, à profissionalização, à cultura e ao respeito.

Assim, foi elaborada a Lei 8069/90 para atender de uma forma mais especializada as necessidades dos menores de idade, que constituem o futuro e a esperança de qualquer nação.

Levando em conta a importância da criança e do adolescente para o Estado, o legislador constituinte optou por cuidar, ele próprio, de alguns pontos relevantes no que tange a esse assunto. Salta aos olhos, por exemplo, o §4º do artigo 227 da Constituição da República que traz em seu conteúdo um mandado expresso de criminalização para se punir severamente o abuso, a violência e a exploração sexual dos menores de idade.

 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!