Revista editada pela Finan obteve o Qualis B5

Elaine Paes


A Revista Pitágoras, editada pelo professor Dr. Eduard Martins, da Finan/Finav - MS, foi recentemente avaliada com Qualis B5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O periódico, que é publicado anualmente, é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa da Finan (NUPE).

>>Leia também
Programação diferenciada agita o 'Dia das Crianças' na Finan
Finan prepara Olimpíada do Conhecimento

Primeiro e único periódico científico do Grupo ASSECS classificado pela Capes como Revista de Ciências Humanas e Sociais, a revista pretende fomentar e difundir temas em todo o território brasileiro. Essa é a primeira vez no grupo Assecs, que um periódico é avaliado através do Qualis, isso legitima o compromisso do grupo de pesquisa da FINAN. “Os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da FINAN podem se sentir privilegiados”, aponta o professor Eduardo Martins, mencionando que a publicação desse periódico pelo Grupo Assecs é de grande importância. “Com isso, a IES mostra que estimular a produção intelectual da sua comunidade acadêmica e externa a ela é uma das suas prioridades e firma junto ao MEC - Ministério da Educação e Cultura sua extrema responsabilidade no tripé: ensino, pesquisa e extensão, indo além disso, dando vasão (publicação de qualidade) as sua pesquisas”, complementa.

A Revista foi avaliada na área de História em virtude de minha área de estudos e pesquisas, além de titulação na área sou vinculado na capes no Grupo de Estudos em História junto a UNESP de Assis, bem como sou líder de Grupo de pesquisa da ASSECS, também com cadastro no CNPQ.

SAIBA O QUE É O QUALIS - Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A, o mais elevado até o C - com peso zero.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!