Pela primeira vez na história, a pequena cidade de Dixville Notch, em New Hampshire, que tradicionalmente abre as eleições americanas, registrou um empate na disputa presidencial. De acordo com a Agência AP, Obama e Romney receberam cinco votos cada na única urna da localidade.
Na última eleição, em 2008, Obama teve uma vitória fácil no local, com 15 votos contra seis de John McCain. A igualdade simboliza o grande equilíbrio que é esperado para a votação de 2012, após pesquisas indicarem empate técnico entre os dois principais candidatos.
Desde 1948, Dixville Notch tem o privilégio de abrir os colégios no primeiro minuto do dia de eleição. Apenas outra cidade, Hart's Location - também em New Hampshire -, com 37 eleitores registrados, segue a mesma tradição, mas os resultados do local ainda não foram divulgados.
O voto não é obrigatório nos Estados Unidos e é permitida votação antecipada. Nesta terça-feira, dia oficial das eleições, cada Estado tem um horário diferente para abrir os colégios eleitorais.
Americanos vão às urnas
Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor.
Terra
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!