Cidades & Região / Nova Andradina
Presidente da CPI da Saúde diz que não aceitará perito indicado por banco
“Secretário de saúde acompanha raciocínio de presidente e apontar a justiça como única a indicar perito”
José Antônio de Andrade
O Vereador Glauco Lourenço, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, instalada pela Câmara Municipal de Nova Andradina, para investigar suposta participação de secretários do Executivo municipal, no esquema de desvio de dinheiro público da saúde, não aceitará perito indicado pelo Banco do Brasil, para analisar as grafias das assinaturas de 298 laminas de cheques pagos pelo referido banco.
A afirmação foi feita durante a oitiva do secretário Municipal de Saúde, José Carlos Paiva Souza, que aconteceu na manhã desta última quarta feira (07) nas dependências da Câmara Municipal de Nova Andradina.
Segundo Glauco o Banco do Brasil se colocou a disposição para estar colocando um perito para realizar o exame grafotécnico das assinaturas dos cheques, porém, Lourenço afirmou que como presidente da comissão, não aceitará a oferta, devido o Banco do Brasil, ser parte interessada no processo. Para o presidente a decisão sobre a indicação de perito, cabe somente a justiça. Glauco enfatizou que enviará a documentação final da comissão investigativa da Câmara, para análise da justiça.
O atual secretário de saúde, (Tito) atribuiu a responsabilidade pelo pagamento dos cheques, ao Banco do Brasil, e também seguiu o raciocínio do presidente da comissão, ao dizer que nem a agencia bancária, nem a comissão parlamentar, devem indicar perito para analisar as assinaturas dos referidos cheques. Mas sim a justiça.
O secretario de Saúde disse que após o envolvimento de seu nome no caso, procurou o Núcleo de Perícia Técnica de Nova Andradina, que apontou que às assinaturas contidas nos cheques desviados, não são suas. Mas em outro trecho da oitiva, Tito disse que é possível que entre tantos cheques, possa haver cheques com sua assinatura, devido ao grande volume.
O atual secretário de saúde negou qualquer envolvimento de sua parte, nos desvios de dinheiro público do fundo municipal de saúde e atribuiu a Reginaldo Fernandes Cavalcante a autoria pelos desvios, que segundo Tito, beneficiou pessoas ligadas ao próprio réu.
O secretário ainda negou categoricamente que outros funcionários públicos tenham participação no esquema.
A Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI da Saúde, é composta pelos vereadores [Glauco Lourenço - presidente, Sandro Roberto Hoici - Relator e Vicente de Souza Lichoti - Membro].
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!