Escola Nair Palácio participa da 1ª Feira Geociências em Nova Andradina

Assessoria


Em comemoração ao dia Mundial da Ciência pela paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro), realizou-se nesta quarta feira, dia (08), no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia, a 1ª Feira Geociências, abordando diversos temas como: sustentabilidade, reutilização, experiências e qualidade de vida,

O objetivo da feira foi o de possibilitar o intercâmbio entre as escolas, professores e estudantes, motivando ações voltadas para o desenvolvimento da educação científica, sustentável, reutilização, sustentabilidade e qualidade de vida, através de projetos elaborados por alunos e professores de geografia e ciências do ensino fundamental e do ensino médio das redes municipal, estadual, federal e particulares do município de Nova Andradina.

Os participantes da 1ª feira de Geociência organizaram-se em equipes compostas por quatro estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, orientados por um professor.

A EE. Profª Nair Palácio de Souza apresentou os trabalhos “Foguetinho de água” e “Cartaz Mágico”. A experiência realizada pelo profº Kleber Augusti de Souza de Geografia, é baseado no lançamento de um foguete por pressão a ar e ejeção de água. Trata-se de um fenômeno de natureza Física. Ao injetar ar na garrafa com já um terço dela preenchida por água, ocorre a compressão do ar que, cada vez mais, exerce uma força sobre a rolha, até o ponto em que essa força ejeta a rolha e a água da garrafa. Este principio de ejeção material para fora do corpo é o método de aceleração de foguetes. 

A experiência “Cartaz Mágico”, apresentado pela profª Priscila Macelani Rosa, consiste em escrever uma mensagem secreta em um papel branco com uma solução misteriosa (fenolftaleína, que é um indicador ácido-base) e em seguida como mágica revelar o segredo contido em cada cartaz, com outra substancia misteriosa (hidróxido de sódio), Quando os cartazes forem revelados aparecerá a com Pink, característica da base (soda) indicada pela fenolftaleína. Os trabalhos foram um sucesso na 1ª Feira de Geociências.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!