PMMS comemora 176 anos

Assessoria


Manhã de festa no Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Mais de mil pessoas estiveram no Palácio Tiradentes para comemorar os 176 anos da instituição.

Desde a criação do primeiro corpo policial da Província de Mato Grosso, os Homens do Mato, em 1835, até o policiamento comunitário do século XXI a PMMS se transformou inúmeras vezes, sempre trabalhando a serviço da sociedade.

Em mais um aniversário, a instituição comemora a constante qualificação do efetivo, a valorização profissional, a aquisição e o uso de modernos equipamentos e armamentos, reforma de sedes e, principalmente, a consolidação da filosofia de Polícia Comunitária. São mais de dez bases comunitárias de segurança fixas em todo Estado; três bases móveis em Campo Grande, dezenas de Conselhos Comunitários de Segurança e o trabalho diário das patrulhas em cada canto de Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira, a tropa se uniu aos amigos da instituição para formatura solene em homenagem ao aniversário. O comandante-geral, coronel Carlos Alberto David dos Santos recebeu da tropa as honras militares. Em seguida, recepcionou o comandante do Comando Militar do Oeste, general de Exército João Francisco Ferreira e depois o governador do Estado André Puccinelli que também receberam as devidas honras militares.

O comandante da tropa, tenente-coronel Washington Geraldo solicitou permissão para dar início à solenidade. Juntos, convidados e tropa cantaram o hino nacional que foi executado pela Banda de Música da PMMS sob regência do tenente PM Músico Antônio Joelson Costa.

Depois foi a hora de condecorar policiais militares e amigos com as medalhas do Mérito Policial Militar e da Insígnia do Mérito Policial Militar. O 1° tenente Charlton Maximilian Silva conduziu a bandeira até o dispositivo para que as pessoas pudessem ser agraciadas.

A primeira a ser entregue foi a Medalha do Mérito Policial Militar, a mais alta comenda da PMMS. Este ano, 22 receberam a honraria: sete coronéis da PMMS e 15 personalidades que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do trabalho da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O governador do Estado e a vice-governadora Simone Nassar Tebet, acompanhados pelos secretário da Sejusp, comandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral da PMMS coronel Guilherme Gonçalves fizeram a entrega.

Em seguida, foram condecorados 39 policiais militares da instituição e 34 personalidades com a Medalha da Insígnia do Mérito Policial Militar.

O coronel David, em suas palavras, agradeceu o apoio de todos, parabenizou a tropa por mais um ano da instituição e exaltou o sucesso do policiamento comunitário. “A Polícia Militar é uma instituição oficial bem maior que seus integrantes e que realiza muito mais que policiamento ostensivo, possibilita qualidade de vida aos usuários de seus serviços, porque tem vocação e compromisso em protegê-los, cuidar de seus patrimônios e defender suas liberdades. Em mais este aniversário gostaria de dizer aos homens e mulheres da PMMS que, no trabalho diário estejam sempre dispostos a ajudar os que precisam de ajuda, desenvolvam e realizem uma conduta que tenha sempre presente os ditames da honra, da dignidade e do prestígio que todos vocês, a instituição e o Estado de MS merecem”.


O Governador do Estado também elogiou o trabalho. “O conceito que hoje a PM tem da sociedade é fruto de um trabalho longo. Quero cumprimentar e agradecer a todos pelo trabalho que já fizeram e ainda faremos juntos pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Quero convidar a todos para serem partícipes da construção de um Estado forte, igual e justo. Ao sucesso e ao trabalho.”

O evento terminou com o desfile da tropa comandada pelo tenente-coronel Washington Geraldo, em continência ao governador e em homenagem aos 176 anos da instituição. Passaram em frente ao palanque das autoridades: 1° BPM, 9° BPM, 10° BPM, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Ciptran e Cigcoe.

A instituição apresentou os mascotes da PMMS, um casal de policiais militares que passam a ser presença em eventos e atividades e a estampar os materiais da corporação. Os mascotes abriram o desfile de parte dos 4800 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais da PMMS: Banda Mirim; Florestinha; Cematran; Bom de Bola, Bom na Escola; Proerd; Patrulha Mirim; Tiro Adaptado e Equoterapia.

Também foi apresentada a viatura adquirida pelo FAF com recursos de emenda dos então deputados estaduais Dione Hashioka, Youssif Domingos e Celina Jallad. O veículo, totalmente adaptado será usado para transporte de policiais militares, dependentes e integrantes dos projetos sociais.

As comemorações continuam à noite, com o Baile de Espada. A festa de gala acontece no Golden Class, a partir das 22h, com animação da banda Santa Esmeralda.

 

  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!