Saúde convoca população para campanha contra gripe

Da Assessoria


Balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina informa que 2.710 pessoas foram imunizadas durante a campanha de vacinação contra gripe. Os números foram apurados entre a última segunda-feira (15) e o meio-dia desta quarta-feira (24).

Os dados equivalem a 39,58% do público-alvo formado por idosos, gestantes, trabalhadores em Saúde, crianças de 6 meses a 2 anos e mulheres com até 45 dias após o parto. O montante ainda é inferior à meta estabelecida pela Secretaria de Saúde, que pretende vacinar 6.847 pessoas até o dia 26 de abril.

A ação é desenvolvida em todas as unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Andradina, incluindo a de Nova Casa Verde. Equipes da Secretaria também têm imunizado integrantes do público-alvo por meio de visitas ao Lar Sagrado Coração de Jesus, projeto Conviver, hospitais entre outros.

Para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe, foi realizado no último sábado (20), no Centro de Especialidades Médicas Tiyokaio Oshiro, o dia ‘D’ de mobilização contra a influenza. A iniciativa ocorreu simultaneamente no ESF do distrito Nova Casa Verde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini, em Nova Andradina a meta é imunizar o público-alvo de 4.401 idosos, 541 gestantes, 734 trabalhadores em Saúde, 1.082 crianças de 6 meses a 2 anos e outras 89 mulheres com até 45 dias após o parto.

Mesmo sem meta estabelecida para portadores de doenças crônicas em Nova Andradina, o município já imunizou 629 pessoas inseridas neste grupo. Neste caso, é necessário que, além da Carteira de Vacinação, o paciente apresente o laudo médico antes de tomar a vacina.

Contra-indicação

As únicas contra-indicações referem-se à alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue deve aguardar melhora do quadro para se vacinar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas em países de todo o mundo, entre eles o Brasil.

Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta, algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!