Nova Andradina debate Pacto Nacional pela Alfabetização

Da Assessoria


O município de Nova Andradina recebe na quinta-feira (16) o 5º encontro dos professores alfabetizadores inseridos no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro aconteceu na Escola Municipal Mundo da Criança e contou com a presença das professoras orientadoras Maria Cleide Davi Nogueira e Cristiane Soler Ribeiro.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e visa que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Em Nova Andradina, a medida é desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec).

A exemplo de projetos já implantados pelo Executivo municipal, o programa atua na perspectiva de proporcionar uma educação inclusiva, garantindo o direito de aprendizagem a todas as crianças.

De acordo com a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, em 2013 os professores irão trabalhar com Linguagens. No próximo ano será a vez de os educadores intensificarem a aprendizagem da Matemática aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme).

A gestora também destacou a iniciativa e frisou o apoio do prefeito Roberto Hashioka para o programa. “Este pacto é um ganho para Nova Andradina e para os professores, pois as oficinas vêm de encontro com as expectativas dos educadores e traz uma reflexão sobre a prática pedagógica, além de apontar medidas que podem fazer a diferença na sala de aula”, enfatizou.

Entre as metas estabelecidas está a formação continuada e presencial de professores, incentivo aos docentes, distribuição e aumento dos recursos materiais, mobilização da sociedade, monitoramento e acompanhamento dos conselhos e aplicação de avaliações diagnósticas.

As realizações de provas externas, o incentivo para as escolas que mais avançarem e a gestão e monitoramento das ações em colaboração com os estados e municípios também são apontados pelo Ministério da Educação (MEC) como objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!