FCO divulga Linhas de Financiamento para Empreendedores Urbanos e Rurais, em Nova Andradina

Flávio Cardoso de Brito


O FCO – Fundo Constitucional de Financiamentos do Centro Oeste tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico da região, abrangendo os estados de: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O FCO é ministrado, pelo Ministério da Integração Nacional, Conselho do Desenvolvimento do Centro Oeste – Condel/Sudeco e Banco do Brasil.

O Ministério da Integração Nacional é responsável por definir as diretrizes e orientações gerais do FCO, tendo ele que direcionar os recursos do FCO para: empreendedores individuais, micro e pequenas empresas e a mini e pequenos produtores rurais, prioritariamente. O Conselho de Desenvolvimento do Centro Oeste é constituído pela participação de representantes do Governo Federal (Ministério da Integração, Fazenda e Planejamento), Governos Estaduais, Governos Municipais, Setor Produtivo e outros. O Banco do Brasil é responsável por definir as condições de financiamentos, assim como, criarem prazo, criar e extinguir linhas de financiamento, definir o publico alvo, definir os itens e atividades financiáveis ou não, aplicar os recursos e repassar os recursos do FCO para outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Atualmente os principais bancos responsáveis em repassar os recursos do FCO em Mato Grosso do Sul são: Banco do Brasil, Sicred e BRDE.

Os recursos do FCO podem ser utilizados para iniciar, modernizar e ampliar um negócio. No caso do FCO empresarial somente pessoas jurídicas podem ter acesso e no caso do FCO rural tanto as pessoas jurídicas ou físicas são beneficiadas. Os setores beneficiados pelo FCO são: Agroindustriais, Minerais, Comerciais de Serviços Turísticos, Ciência e Tecnologia, Empresas que atuam com infraestrutura econômica e dentre outros.

As principais fontes de renda do FCO provem da arrecadação de impostos e de produtos industrializados, sendo que todos os setores produtivos são atendidos com recursos do FCO.

A palestra teve como objetivo demonstrar a população como o FCO tem contribuído para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul, também tendo em foco despertar novos empreendedores na região. A palestra também contou com o depoimento de empresários locais que utilizaram os benefícios do FCO e hoje obtiveram resultados em suas atividades. Os empresários locais ressaltaram que não tiveram dificuldades para ter acesso ao FCO, mas sim com as políticas publica do município, em questão da tramitação de abertura de empresas, pedindo ao Governo Municipal mais flexibilidade.

O evento aconteceu nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Nova Andradina, contando com a presença de produtores rurais, representantes políticos, acadêmicos e empresários locais da região.


 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!