IFMS inicia atividades da Semana do Meio Ambiente

Da Assessoria


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir da próxima segunda-feira (3), a Semana do Meio Ambiente 2013. As ações desta terceira edição abordam a importância da preservação dos recursos naturais e da responsabilidade ambiental.

A programação se estende até o dia 8, com palestras, oficinas, mesas redondas, apresentações teatrais, visitas técnicas, concursos de fotografia e plantio de mudas.

A maioria das ações é direcionada exclusivamente aos estudantes do Instituto, mas há opções abertas ao público. A programação nos sete câmpus e as inscrições para as atividades estão disponíveis no endereço www.ifms.edu.br.

Abaixo, os destaques desta edição em cada município:

Aquidauana – A abertura será no dia 5 de junho, no Auditório da UFMS no município. Durante toda a semana, haverá palestra sobre o desperdício de alimentos e oficinas que abordam temas como o reaproveitamento de madeira e o planejamento da arborização urbana. No sábado, 8, será realizada a Corrida de Orientação na Fazendinha do Exército em Aquidauana.

Campo Grande – A partir do dia 3, o câmpus promove o “Post Ambiental”, concurso de fotografias no Facebook. No decorrer da semana, haverá o “Momento Ambiental” durante as aulas, com discussão de temas sobre o Meio Ambiente. Também serão realizadas visitas técnicas ao Parque Estadual do Prosa e apresentações teatrais. No dia 5, estudantes e professores plantam mudas de árvores na sede definitiva do câmpus na capital.

Corumbá – A Semana será aberta no dia 4, com a mesa redonda “Sustentabilidade e Consumo”. A programação prevê palestras e uma série de oficinas, como a de reciclagem de computadores e a de uso de reciclados para decoração. Também serão feitas visitas guiadas ao Pantanal. No sábado, 8, uma tenda ecológica será montada pelo IFMS durante a III Mostra Ambiental de Corumbá.

Coxim – As atividades começam na quinta-feira, 6, com a abertura oficial e a realização de palestras abrangendo temas como turismo, uso da água e sustentabilidade. Serão realizados dois minicursos, “A Guerra da Água” e “Águas de Coxim”. O destaque no evento são as trilhas interpretativas, feitas em parceria com a UFMS, em que estudantes receberão uma aula multidisciplinar enquanto percorrem trilhas naturais.

Nova Andradina – No dia 3, os alunos participam de uma ação de reflorestamento no Corredor Ecológico do Câmpus, com plantio de árvores. Haverá ainda apresentação teatral e musical e uma gincana para arrecadação de óleo usado, além de palestras.

Ponta Porã – Os estudantes participam de concursos de fotografia e redação com o tema “Questão Ambiental no Contexto de Fronteira”. As fotos concorrentes e as redações ficarão expostas durante toda a semana. Também serão realizadas palestras com convidados externos.

Três Lagoas – Estudantes fazem visitas técnicas a empresas da cidade com o objetivo de conhecer projetos sustentáveis. Haverá um concurso de fotografias com o tema “Saneamento Ambiental no Município de Três Lagoas”, também direcionado para alunos do IFMS. Um plantio de árvores na sede definitiva do câmpus será feito no dia 7.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!