Proerd: PM forma 675 alunos da rede pública de ensino

Da Redação


Nesta quinta-feira (20) foi realizada a Formatura dos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das redes Municipais e Estaduais de Ponta Porã que foram beneficiados com o Proerd – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que é aplicada exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem a formação de Instrutor Proerd, e neste semestre os Policiais Militares Cristian David e Paulina Ribeiro ganharam o reforço do Guilherme Mello e Marcos Pinceli, atendendo 675 crianças graças a parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã através da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado de Educação.

O Proerd é desenvolvido em mais de 57 países seguindo um padrão internacional, tendo como origem o Dare, criado pela Polícia de Los Angeles nos EUA, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia, visando, enquanto atividade preventiva, ensina-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes além da violência, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.

Os Conhecimentos sobre drogas e as formas de dizer não, são transmitidas aos alunos através de 12 lições com a utilização de um livro sendo aplicada uma aula por semana com a utilização da recursos didáticos, dramatizações, jogos, canções, brincadeiras e a formatura.

A referida Formatura foi realizada no Centro de Convenções Miguel Gomes onde os alunos das Escolas Municipais Issac Borges Capilé, Cooporã, São João, Marcondes Fernandes Armando, Prefeito Ade Marques, João Carlos Pinheiro Marques e Jardim Ivone alem das Escolas Estaduais Miguel Marcondes Armando, Joaquim Murtinho, Ade Marques, Mendes Gonçalves, Lyons, e a Escola Dep. Fernando Claudio Capiberibe Saldanha foram recepcionados por autoridades federais, estaduais e municipais; com a presença da Secretaria Municipal de Educação Prof. Denize Silva de Oliveira, do Comandante do 4º Batalhão de Policia Militar Tenente Coronel Valdecir Escalhar, do Comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar Tenente Coronel Edson, do Comisário Principal Galeano da Polícia Nacional do Paraguai, de integrantes da Força Nacional de Segurança, do representante do Comandante do 11º RC Mec., dos Delegados da Polícia Federal Dr. Eustaquio Reis e o Dr. Jorge Figueiredo além da Procuradora da Republica Dra. Carollina Tavares; sendo que os alunos destaques de cada turma receberam o Certificado de Conclusão e a Medalha do Proerd das autoridades presentes, além da leitura da melhor Redação do Proerd, estes alunos também receberam os Certificados de Conclusão, a Medalha do Proerd e uma linda bicicleta como premio pela melhor redação juntamente com os seus respectivos instrutores.

Até o 1º semestre de 2013 o Proerd do 4º BPM já beneficiou 5.175 alunos do 5º ano da rede publica de educação das zonas urbanas e rurais das cidades de Aral Moreira, Antonio João, Laguna Carapa e Ponta Porã além das instituições privadas Anglo Mappe e Mace que são parceiras do Proerd desde a sua implantação no ano de 2005, havendo uma previsão até o final deste ano de mais de 2.000 concluintes do Proerd.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!