Tolotti cria programa de saúde para assentados que poderá tornar-se referência nacional

Da Assessoria


Os vereadores apreciaram e votaram na última sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira (8), o Projeto de Lei Ordinária nº 08, de autoria do vereador Edson Tolotti, que cria o Programa Municipal de Saúde do Assentado da Reforma Agrária.

O programa, que garante assistência básica em saúde nos assentamentos, irá oferecer atendimento com consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas psicológicas, atendimentos por técnico em enfermagem, atividades educativas desenvolvidas por agentes comunitários de saúde, medicamentos e vacinas, campanhas, além de saúde bucal, voltado aos Assentamentos Teijin (17 de Abril), Irmã Dorothy (Fetagri), Casa Verde, São João e Santa Olga, prevê ainda assistência mensal da Unidade Móvel Ginecológica e indiretamente nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s).

O vereador Edson Tolotti informa que o município de Nova Andradina conta com quatro assentamentos, com cerca de duas mil famílias assentadas e população em torno de 6.800 moradores, e algumas localidades são de difícil acesso, com distância de mais de 60 quilômetros da sede do município, e há necessidade da atenção básica em saúde organizada, que pode solucionar até 85% dos problemas de saúde dos assentados, evitando e controlando doenças e diminuindo os índices de mortalidade.

A lei poderá ser referência nacional, de acordo com informações do deputado federal Vander Loubet, que pretende propor projeto similar para apreciação na Câmara dos Deputados, devido a sua relevância e abrangência, garantindo a saúde para a população de assentados, que vem crescendo no País. “Esta é uma grande conquista, e esperamos que esta lei seja levada a efeito, pois irá favorecer e muito as famílias de assentados”, expôs Tolotti ao agradecer a aprovação da lei.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!