Novo rei assume monarquia belga com apoio da população

Da Redação


Os belgas deram as boas-vindas ao novo rei Philippe neste domingo (21), quando também se despediram de Albert II, que foi chefe de Estado durante 20 anos, em uma jornada histórica marcada pela celebração do Dia Nacional. As informações são da “Opera Mundi”.

Cerca de 500 mil pessoas, segundo o jornal Le Soir e a rede de televisão RTL, participaram da celebração em honra ao novo rei, muitos deles vestidos com as cores nacionais - preto, amarelo e vermelho-, com bandeiras e câmeras fotográficas e aclamando o novo monarca nas ruas de Bruxelas.

A família real iniciou a jornada com um missa "Te Deum" na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, e depois se deslocou ao Palácio Real de Bruxelas, onde Albert II assinou sua abdicação, e ao Parlamento federal, onde Phillipe jurou seu novo cargo como rei.

Os belgas acompanharam e mostraram carinho à família real ao longo de seus deslocamentos entre esses pontos, mas o momento que mais emocionou os presentes foi a saudação de Philippe e sua esposa Matilde como novos reis desde a sacada do Palácio Real, onde protagonizaram um afetuoso beijo.

Precisamente outro beijo, o que Albert II enviou à rainha Paola na emotiva cerimônia na qual assinou a ata de sua abdicação, se transformou em protagonista imediato nas redes sociais na Bélgica.

O primeiro ato de Philippe no trono belga foi a homenagem ao soldado desconhecido na Coluna do Congresso, onde foi recebido por mil de belgas que se congregaram para saudar seu novo monarca e por cerca de 150 militares.

A sobriedade das cerimônias, para as quais não foram convidadas outras casas reais ou líderes internacionais, como dita o protocolo do país, contrastou com a alegria e o ambiente festivo nas ruas de Bruxelas, que estavam enfeitadas com flores e bandeiras. A jornada transcorreu em meio a alegria e o calor mostrados pela família real aos belgas, sem que viesse à tona polêmicas recentes como o pedido por via judicial do reconhecimento de paternidade por parte de Délphine Boel, de 45 anos, que alega ser filha de Albert II.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!