Comandante dos Bombeiros de Ivinhema ministra curso de primeiros socorros aos karatecas de Nova Andradina

José Antônio de Andrade


Um grupo de alunos e instrutores da Academia de Karate “Taiyo Kai Shotocan”, em Nova Andradina, participaram no último dia (18), de um minicurso de primeiros socorros, ministrado pela major Tatiane Dias de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros de Ivinhema e supervisionados pelo diretor da Taiyo Kai, Sansei José Roberto Ezídio.

Segundo a major, Tatiane, que ministrou o treinamento “voluntariamente”, o curso é muito importante para os participantes, ainda segundo ela, são situações que podem ocorrer no ‘dia a dia’ da academia devido o esforço físico dos alunos, podendo eles, terem algum tipo de problema – “como contusões, ou até mesmo passar mal durante os treinos”.

Sobre a aplicação das matérias, no curso de 8h, Tatiane esclareceu que depende do público alvo, como o curso em questão foi especifico para esportistas e instrutores da academia, foi ensinado sobre noções gerais de atendimento pré-hospitalar, sinais vitais, avaliação primária e secundária, imobilização, contenção de hemorragia, curativos para ferimentos, emergências clinicas e respostas rápidas a queimaduras.

Conforme a major, o Corpo de Bombeiros, há muito tempo realiza este tipo de curso, teórico e prático, da palestra de primeiros socorros, em escolas e outras instituições. O intuito é que em casos inesperados que inspirem maiores cuidados, os próprios alunos e instrutores da “Taiyo Kai Shotocan” realizem o socorro a vítima enquanto aguarda a vinda de equipes dos Bombeiros ou Samu, muito importante que eles saibam como agir nessas horas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!