Programa irá ampliar acesso a políticas públicas de promoção da saúde

Iniciativa é desenvolvida através de parceria entre Prefeitura e Governo Federal

Da Assessoria


A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, prossegue com as obras da Academia da Saúde. A unidade é construída na Praça Francisco Frutuoso Figueiredo. O projeto é desenvolvido pelo Executivo municipal em parceria com o Governo Federal.

De acordo com o prefeito Roberto Hashioka, a proposta tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde a partir da implantação de um pólo com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis.

“Esse programa também visa à promoção de ações de segurança nutricional e de educação alimentar, bem como outras temáticas que envolvam a realidade de Nova Andradina, além de proporcionar espaço para o teatro, a música, a pintura e o artesanato, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a União, por meio do Ministério da Saúde, destinou cerca de R$ 180 mil para a construção da Academia. A obra conta ainda com aproximadamente R$ 70 mil que serão investidos pelo Governo Municipal.

A Praça Francisco Frutuoso Figueiredo fica localizada em frente ao Terminal Rodoviário Décio Azevedo Mattos. A Academia contará com play ground, área de equipamentos, espaço multiuso, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica entre outros.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto integra a rede de atenção básica, que será responsável pela organização e planejamento das atividades. A unidade também deverá estar vinculada a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A construção do pólo, além de oferecer infraestrutura e equipamentos, deve articular práticas que promovam modos de vida saudáveis e dialoguem com outras políticas, como a do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Nova Andradina também visa ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde, potencializando ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!