Prefeito destaca fortalecimento do cooperativismo

Da Assessoria


O prefeito Roberto Hashioka destacou durante a abertura da 6ª edição do Encontro de Cooperados da Coopavil o fortalecimento do setor em Nova Andradina e no Vale do Ivinhema. “A Prefeitura sempre estará de portas abertas para estabelecer ações importantes para o desenvolvimento de nossa região e de nossa agricultura, seja ela dos pequenos, dos médios e também dos grandes produtores”, salientou o gestor.

Na ocasião, o prefeito elencou tratativas de apoio à produção e ressaltou parcerias para o desenvolvimento do cooperativismo, a exemplo do programa “Leite Forte”. “Só em Nova Andradina são quase três mil pequenas propriedades. Temos vários assentamentos e a oportunidade de proporcionar as condições necessárias para que os nossos produtores possam desenvolver as suas atividades”, disse.

Sobre o crescimento do setor, o chefe do Executivo reiterou o início das atividades da Cocamar. “Eles estão adquirindo uma área em nosso município para realizar um investimento na ordem de R$ 30 milhões em armazéns para a captação de grãos. Uma não interfere na outra. Isso é muito importante. É a soma de outras cooperativas que temos aqui em nossa região para o fortalecimento do cooperativismo”, pontuou.

O evento foi realizado no Tatersal de Leilões Zeca Lopes e organizado pela Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema. Com o apoio do Governo Municipal, a solenidade contou ainda com a presença do deputado federal, Fábio Trad, secretário Extraordinário de Articulação e Desenvolvimento, Nelson Trad, prefeito de Batayporã, Beto Sãovesso, deputado estadual, Laerte Tetila, e secretário-adjunto da Seprotur, Paulo Engel.

O diretor-presidente da Coopavil, Hernandes Ortiz, – que também exerce a função de presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul -, ressaltou a participação das lideranças, entre elas o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário João Grandão, presidente da Câmara Newton Luiz de Oliveira e vereadores Zé Bugre, Marião da Saúde e Valter Yasunaka.

Além do almoço, a programação do encontro contou com palestra ministrada pelo médico veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Rodney Guadagnin Santos. Representantes de associações e produtores de todo o Vale do Ivinhema também reforçaram a iniciativa que neste ano abordou o tema: “Planejar a suplementação alimentar para lucrar com o leite”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!