IFMS forma mais turmas de qualificação profissional em Nova Andradina

Da Assessoria


Estudantes do curso básico em preparo e conservação de alimentos oferecido pelo Câmpus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram certificadas nessa terça-feira (18). A qualificação foi ofertada por meio do Programa Mulheres Mil.

Ao todo, 96 alunas receberam os certificados. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Nova Andradina, e contou com a presença do reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

“O Mulheres Mil é responsável por realizar um importante trabalho social, principalmente porque atende uma clientela submetida à situação de vulnerabilidade, oferecendo qualificação e ampliando o horizonte das mulheres”, destacou Serpe.

O curso de 160 horas foi oferecido entre abril de 2013 e março deste ano. Além dos conteúdos voltados ao preparo de alimentos, as alunas receberam noções básicas de português, matemática, informática, empreendedorismo, direito e cidadania.

O programa é oferecido em Nova Andradina desde 2011. “O Mulheres Mil envolve professores, técnicos-administrativos e terceirizados, sendo que a cada ano existe mais gente interessada em participar”, ressalta o diretor-geral do câmpus, Márcio Lustosa.

Estímulo

Depois de participarem do Mulheres Mil, algumas alunas retornaram ao ensino regular. É o caso de Maria Francisca da Silva, 45. Longe da escola há 20 anos, ela conta que o programa a incentivou a voltar aos estudos.

“O curso era o impulso que eu precisava. Já tinha ensaiado retornar outras vezes, mas agora é para valer”, comemorou. Recentemente, Maria também concluiu um curso de informática e a qualificação para o cargo de vendedora, ofertada pelo IFMS por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Cursando o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria espera receber o certificado em um ano para continuar com os estudos.

Maria é a aluna mais velha da classe, o que não a inibe. Quando não entende um conteúdo, pede nova explicação. “Foi um aspecto que o curso melhorou em mim. Antes sentia dificuldade para me comunicar, tinha vergonha. Hoje não tenho mais”, comentou.

Dona de casa e cozinheira de um buffet aos finais de semana, Maria tem aplicado os temas trabalhados no Mulheres Mil. “Tive acesso a informações que desconhecia, principalmente dicas e cuidados na hora de preparar os alimentos. Faço questão de repassar essas informações as minhas companheiras de serviço”, disse.

Programa

O Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal destinado à promoção da qualificação profissional e ao combate à violência contra mulher. Em Mato Grosso do Sul, o programa é ofertado pelo IFMS em Aquidauana, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!