Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas receberam informações, versando sobre um descarrilamento de vagões de combustíveis da empresa ferroviária, que tem domicílio jurídico em Campo grande. Uma equipe da PMA foi ontem (26) ao local denunciado, situado no km ferroviário 481, próximo à estação denominada Piaba, no município de Três Lagoas e confirmou a denúncia, sendo verificado o descarrilamento de quatro vagões que tombaram à margem da ferrovia.
No local, houve vazamento de combustíveis de um dos vagões que a tampa se rompeu e derramou ao solo, pelo menos, 27 mil litros de óleo diesel, inclusive com riscos de incêndio. O acidente ocorreu no dia (25) à tarde e a PMA, desde o dia dos fatos vem acompanhado a remoção do material contaminante, determinada pelos policiais. Na região não há nenhum curso d´água, o que diminui o risco de danos, porém, potencialmente pode haver contaminação do lençol freático, por isso, a necessidade de remoção urgente do material combustível.
Os policiais não puderam confirmar as causas do acidente, porém, perceberam a estrutura dos trilhos em péssimas condições no local. O responsável pela empresa foi notificado a apresentar um Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada), tendo que se fazer a remoção de todo o óleo, bem como o tratamento adequado do solo contaminado.
A empresa foi multada em R$ 1.500.000,00 por poluição. Os responsáveis pela empresa também responderão por crime ambiental de poluição. A pena para este crime é de um a quatro anos de reclusão.
A referida empresa ferroviária já foi autuada várias vezes pela PMA devido a descarrilamento de vagões, com derreamento de combustíveis no Estado.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!