Alunos do Nair Palácio realizaram aulas práticas em laboratório

Da Redação


A professora Alessandra Rodelini da disciplina de Ciências, levou os alunos dos 8ºs anos – vespertino no laboratório de Ciências, para realizar aula prática sobre células da cebola e mucosa bucal.

O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculos objetos possam ser vistos através de suas lentes.

Sem ele, seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas. De modo geral, eles são utilizados em laboratórios de várias naturezas, inclusive para observar estruturas diferenciadas.

A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal.

A célula é a base para a sobrevivência dos seres vivos. É nas células que ocorrem a maior parte das reações vitais para o ser humano.

Através da aula prática os alunos visualizaram a célula vegetal com a célula animal.

Ainda os alunos realizaram aula prática sobre os tecidos do corpo humano, durante o experimento foi possível visualizar os diversos tipos de tecidos presentes no kit de lâminas.

Os tecidos
O corpo existe 4 tipos de tecido, o Epitelial, Conjuntivo, Muscular e o Nervoso;

Tecido epitelial - É formado por células intimamente unidas, entre as quais existem pouca substância extracelular.

É um tecido de revestimento externo do corpo e interno dos órgãos.

Tecido conjuntivo - Apresenta células bem afastadas com muita substância extracelular.

Ex: Adiposo: Acumula grande quantidade de gordura, é um isolante térmico.

Cartilaginoso: As células estão mergulhadas numa substância resistente e elástica.

Ósseos: Aparece formando os ossos do esqueleto humano. Apresenta substâncias intercelular sólida.

Tecido muscular - É formado por células alongadas, também chamadas fibras musculares, com a capacidade de contração nos permite nos movimentar, por isso são responsáveis pelo movimento do corpo.

Tecido nervoso - É o tecido que aparece no cérebro, na medula espinhal e nos nervos, é especializado para receber estímulos e transmitir impulsos que vão esticar ou inibir outras células.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!