Polícia de MS conta com novos especialistas em gestão da segurança pública

Da Assessoria


Através de convênio firmado com o Governo Federal, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) formou na noite de quinta-feira (22), 250 policiais civis e militares, no curso de especialização em gestão da segurança pública.

A cerimônia de formatura realizada na Câmara de Vereadores de Campo Grande (MS), contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, representando o governador André Puccinelli, do Delegado-Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, do Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Carlos de Santana Carneiro, do pró-reitor de pós graduação da Unilins, professor Maiko Arantes, do corregedor geral da Polícia Civil, Benjamin Machado e do diretor da Acadepol/MS, Waldir Ide.

Oferecido pela Unilins (Centro Universitário de Lins) e realizado pela Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira, o curso que teve duração de 8 meses integra as ações do Governo do Estado, desenvolvidas através da Sejusp, de investimentos na segurança pública, priorizando entre elas, a qualificação, sempre com foco na redução da criminalidade em todas as cidades de Mato Grosso do Sul.

Em 396 horas/aulas do curso coordenado pelo mestre em administração, professor Agenor Mattiello, os 125 policiais civis e os 125 policiais militares aprenderam mais sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, gestão de qualidade no serviço público, planejamento estratégico em segurança pública, ética no serviço público, gestão de pessoas na segurança pública, licitação e contratos, negociação de conflitos, entre outras.

Em seu discurso o secretário Jacini destacou que o objetivo do curso é desenvolver nos policiais habilidades inerentes a segurança pública e aprofundar conhecimentos nas áreas de planejamento, organização, controle, inteligência, negociação e legislação. “Já estamos colhendo os frutos dos investimentos em conhecimentos e hoje Mato Grosso do Sul está à frente, com elucidação de mais de 67% dos homicídios e na apreensão de 80% de toda a droga que circula pelo país”, enfatizou.

O pró-reitor da Unilins lembrou que o diferencial para se manter no topo no mundo dos negócios e nas políticas é o investimento. “Mato Grosso do Sul está fazendo a lição de casa, não apenas em investimentos, mas principalmente no desenvolvimento de políticas e ações voltadas para a segurança pública que é um dos setores mais sensíveis de qualquer governo”, frisou o professor Maiko Arantes.

Concluinte do curso, o delegado da Polícia Civil, Dmitri Erik Palermo destacou que a qualificação faz a diferença na atuação policial. “Nós temos hoje altíssimos índices de esclarecimentos de crimes, reflexo da qualificação e atualização” e concluiu: “orgulhemo-nos todos por esse momento, curso concluído, mais uma etapa cumprida”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!